MINAS GERAIS

Rio das Velhas pode entrar em Estado de Atenção

07/05/2015

O Rio das Velhas, principal fonte de abastecimento e responsável por 60% da água de Belo Horizonte, desde o último dia 1 de maio pode entrar em Estado de Atenção, segundo especificações da Norma Técnica 49, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O Estado de Atenção ocorre quando o corpo d’água chega a vazões inferiores a 200% do nível mais baixo medido nos últimos dez anos, em sete dias consecutivos.

O volume mais baixo, de 22,2 m3/s, é verificado na área de captação da Copasa, em Nova Lima. Esta etapa ainda não resulta em restrição de captação de água, mas é um alerta para os consumidores. No dia 04 de maio, a vazão foi de 19,8 m3/s, menor índice no último trimestre.

A situação do Rio das Velhas aumenta a necessidade da Copasa e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) a iniciar consultas públicas a respeito de sobretaxa de consumo ainda em maio. Enquanto a sobretaxa não é definida, a Copasa trabalha para ampliar a oferta do Rio Manso, em Brumadinho, que permitirá bombear água do Rio Paraopeba para o reservatório. Esta medida vai injetar 4 mil l/s no reservatório, que atualmente tem 52% de volume, cerca de 40% abaixo do que há um ano. O investimento na obra é de R$ 128,4 milhões e deve ser concluída em outubro.