MONITORAMENTO AMBIENTAL

São Paulo adotará imagens de satélite

29/08/2017
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) contratou o Portal Digital Globe, uma plataforma de imagens para contribuir na fiscalização ambiental. Imagens de altíssima resolução, com informações bastante detalhadas, permitirão identificar com precisão e rapidez o tipo de degradação da área, tornando possível barrar um crime ambiental ainda no início. 
 
O Digital Globe capta imagens por quatro satélites com resoluções espaciais de 30 a 60cm, o que permite ‘enxergar’ por exemplo, um carro. Outro destaque é a frequência diária de verificação contra dez dias dos satélites de média resolução usados anteriormente. “A frequência, a qualidade e a confiabilidade da imagem são importantes para o monitoramento, pois isso reduz o tempo de resposta e aumenta a possibilidade de barrar a degradação na fase inicial. Também permite direcionarmos melhor nossos esforços e da Polícia Ambiental”, ressalta Roney Perez, diretor do Centro de Monitoramento, da SMA. 
 
Originalmente contratado pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), com recursos do Banco Mundial, para atender à necessidade do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar-SP), o novo portal de imagens também é utilizado por toda a SMA, como Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), institutos de pesquisa e CETESB. Nos últimos anos, a SMA avançou na questão do monitoramento ambiental remoto. Cobrindo sistematicamente todo o estado de São Paulo, o Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites (MAIS), iniciado em 2013, consiste na comparação de imagens de satélites de diferentes datas. Ao constatar as alterações, a informação segue diretamente para a Polícia Militar Ambiental para a fiscalização em campo. Confirmada a irregularidade, a PMA procede a autuação dos responsáveis.