ÁGUAS E SANEAMENTO

S. J. dos Campos terá parque tecnológico

08/06/2018
A cidade de São José dos Campos (SP) é a sede do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento, que está sendo inaugurado neste mês de junho e que será coordenado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos IPqTec) e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), com participação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), de instituições de ensino e pesquisa como Unesp, Fatec São José dos Campos e Escola Politécnica da USP. A prefeitura de São José dos Campos também é signatária do centro.
 
O centro foi criado a partir da necessidade de fomentar pesquisas e realizar projetos de inovação que resultem em benefícios para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que é a maior da região Sudeste abastecendo 184 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, num total de 23 milhões de pessoas. 
 
Segundo dados da Agevap, 90% dos municípios da bacia não possuem estação de tratamento de esgotos, além de haver desmatamento e problemas estruturantes, como a baixa capacidade gerencial dos municípios, principalmente aqueles de pequeno porte, para que possam solucionar problemas relacionados a saneamento ambiental e preservação dos recursos hídricos. Assim, o Pqtec e a Agevap irão desenvolver projetos de pesquisa e intervenção em parceria com instituições e municípios.