AUDITORIA

Sabesp conquista Quality Assessment

24/02/2017

A auditoria interna da Sabesp conquistou recentemente a certificação Quality Assessment, concedida pelo The Institute of Internal Auditors, o que comprova sua capacidade de trazer maior segurança à administração por meio de avaliações previstas em exigências legais e normativas. A companhia é a primeira sociedade de economia mista e empresa do setor de saneamento a obter essa certificação no Brasil.

Para conquistar a QA, a empresa deve seguir as normas previstas no IPPF (International Professional Practices Framework), sigla em inglês para Estrutura Internacional de Práticas Profissionais.  De acordo com a Sabesp, para a obtenção do selo a companhia atualizou seus procedimentos e aperfeiçoou os processos internos. O acompanhamento dos planos de ações, que já era informado ao Comitê de Auditoria a cada três meses, passou a ser reportado também às diretorias.

As ações seguem a exigência de maior nível de controle das organizações previstas na Lei Anticorrupção e na Lei das Estatais – “isso inclui uma auditoria interna bem estruturada para avaliar a eficácia dos controles internos, a efetividade dos processos de governança e de gestão de risco e confiabilidade das demonstrações financeiras”, afirma Marcelo Fridori, superintendente de Auditoria da Sabesp.

A Auditoria Interna da Sabesp é composta por 31 membros, que se dividem em quatro áreas de acompanhamento: TI, Operacional, Financeira e de Engenharia. Já o Comitê de Auditoria é formado por três conselheiros de administração independentes e com conhecimento em matéria contábil e financeira.