ABASTECIMENTO

Sabesp inaugura reservatório em Praia Grande

10/02/2017

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inaugurou um novo reservatório no município de Praia Grande, na Baixada Santista. O local tem capacidade de 25 milhões litros, e, segundo a Sabesp, a caixa-d'água regional beneficiará os habitantes de Praia Grande e da área continental de São Vicente, além dos turistas que anualmente quadruplicam a população durante o verão.

Ao todo foram investidos R$ 17,8 milhões para a construção do reservatório. Feito em concreto armado, o reservatório possui quase nove metros de altura, 92 metros de comprimento, 63,4 metros de largura no maior lado e 29,5 no menor lado. A caixa-d'água regional é alimentada por duas entradas independentes e recebe, por meio de adutoras, a  água tratada nos sistemas produtores Mambu/Branco e Melvi, que chega pronta para distribuição e com qualidade para consumo.

O novo reservatório faz parte do programa de ampliação da capacidade de reservação de água tratada na Baixada Santista. O reservatório Melvi é vizinho a outros dois, inaugurados em 2014, cada um com capacidade para 10 milhões de litros. “Estamos ampliando a capacidade de reservação de 20 milhões para 45 milhões de litros. Uma obra que vai ajudar a distribuir água para toda a Baixada”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Desde 2010 os nove municípios da Baixada Santista passaram a ter mais 18% no volume de água armazenada para distribuição aos imóveis. A capacidade total do sistema passou de 293,6 milhões de litros para os atuais 346,4 milhões de litros de água tratada disponíveis em 50 reservatórios na Baixada.

O novo reservatório integra ainda o sistema produtor Mambu/Branco, orçado em R$ 420 milhões e que inclui os três reservatórios Melvi, barragem, captação e estação elevatória de água bruta, 2 km de adutora de água bruta, Estação de Tratamento de Água, duas estações elevatórias de água tratada, tanque de amortecimento unidirecional e 64 km de adutora de água tratada. O sistema Mambu/Branco atende diretamente aos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente (área continental). Indiretamente, o sistema  contribui com o abastecimento dos municípios do Guarujá, Santos e Cubatão, por meio do sistema integrado.