Saint-Gobain Canalização recebe BV ESG 360

18/06/2023
O cerificado é obtido após uma série de avaliações para análises de dados e de aspectos essenciais da governança corporativa da empresa ligada à sustentabilidade

A Saint-Gobain Canalização conquistou a certificação BV ESG 360 que avalia todos os níveis de escala sustentável da empresa para garantir maior transparência e confiança no mercado. O cerificado é obtido após uma série de avaliações para análises de dados e de aspectos essenciais da governança corporativa da empresa ligada à sustentabilidade. 

A BV ESG 360 ratifica as práticas e o engajamento da companhia de promover mudanças positivas para a sociedade. Durante o processo, conduzido pelo Bureau Veritas, constatou-se que a Saint-Gobain Canalização possui alinhamento com temas ambientais significativos, como gestão de mudanças climáticas, monitoramento de efluentes e busca de insumos através da reciclagem. “Nosso Comitê de Sustentabilidade está fortemente comprometido no que se refere à emissão de CO2. A Saint-Gobain Canalização tem o objetivo de reduzir em 33% a emissão de CO2 (escopo 1 e 2) e em 16% a emissão de CO2 (escopo 3) até 2030 e alcançar o NET ZERO até 2050. Trata-se de uma meta estabelecida pela Saint-Gobain mundial para todas as empresas do grupo”, afirma Bruna Lacerda, diretora de Sustentabilidade da Saint-Gobain Canalização. 

O Bureau Veritas verificou durante todo o processo de certificação as práticas de sustentabilidade e as políticas de Diversidade e Inclusão da Saint-Gobain Canalização, como o programa Mulheres na Alta Direção e a contratação de PcDs em seu processo produtivo. A Saint-Gobain Canalização teve seu nível de maturidade das práticas de sustentabilidade classificado como “Engajado” nas três unidades de negócio, localizadas em Barra Mansa (RJ), Itaúna (MG) e Bom Jardim de Minas (MG), o que indica um comprometimento com a gestão e práticas participativas em ESG, além de um envolvimento significativo de stakeholders de toda a sua cadeia de valor.

Para 2023, a Saint-Gobain Canalização prepara a implementação de projetos para redução de emissão de CO2, como ações com o uso de energias limpas para fornecimento de energia elétrica, estudos para substituição de parte do gás natural utilizado por biometano oriundo de aterro sanitário e utilização de resíduos sinterizados na composição da carga metálica do Alto Forno, reduzindo assim o consumo de minério de ferro, entre outros. Em 20222, a companhia já havia sido certificada em Neutralidade de Carbono, em referência ao balanço de suas emissões diretas e indiretas e remoções de CO2 equivalente.