ESGOTO

Sanesul quer universalização em dez anos

30/06/2016

O Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o secretário de Infraestrutura Marcelo Miglioli e o Diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, lançaram, dia 23 de junho, edital de chamamento público do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para elaboração de estudos técnicos destinados à universalização do sistema de esgotamento sanitário nas cidades atendidas pela Sanesul. A empresa atende 68 municípios.

O PMI tem como meta estabelecer diretrizes de participação dos interessados na elaboração e apresentação dos estudos técnicos. Estes estudos poderão ser utilizados na estruturação do projeto voltado à implantação, expansão, reabilitação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário da área urbana da sede dos municípios atendidos pela Sanesul, por meio de Parceria-Público-Privada (PPP).

“Vamos nos valer do mecanismo de PPP para melhorar a saúde e a qualidade de vida de quase dois milhões de sul-mato-grossenses”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja durante o lançamento. Luiz Rocha, Diretor-presidente da Sanesul, afirmou que saneamento e saúde estão ligados e daí a importância da universalização dos serviços. "Além disso, também segundo a própria OMS, a cada real investido em saneamento, são economizados quatro reais nos gastos com tratamentos de saúde. Na prática, vamos buscar um parceiro privado para fazer os investimentos em construção, engenharia e operação, a partir dos estudos da PMI, para que no prazo de dez anos o esgotamento sanitário seja universalizado.” O prazo do contrato seria de 30 anos, mas a gestão desse contrato continua sendo feita pela Sanesul, e a empresa que fará os investimentos será ressarcida por meio das tarifas de esgoto, explicou Luiz Rocha.

De acordo com as diretrizes estabelecidas no projeto, a universalização dos serviços de esgotamento sanitário deverá ser realizada em dez anos e o valor estimado do projeto é de R$ 3,9 bilhões, entre obras de infraestrutura e operação e manutenção dos sistemas.