RECICLAGEM

Sinog recolhe tubos de pastas de dentes

10/02/2017

O Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), a entidade que representa as operadoras de planos odontológicos, realiza campanha para arrecadar tubos de pastas de dentes que serão destinados à reciclagem. Graças às suas características técnicas, os tubos podem ser transformados em matéria-prima resistente para a confecção de itens para a construção civil e móveis sustentáveis, como telhas, revestimentos, pias, bancos, mesas cadeiras e armários.

Denominada “Sinog Recicla”, a campanha vai receber e encaminhar os tubos para a empresa Ecofour, que transforma embalagens descartadas em matéria-prima e desenvolve a fabricação de móveis, obedecendo às normas e licenças ambientais. Os itens produzidos serão doados para a ONG Unas, responsável por criar programas para o desenvolvimento integral e melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. “O Sinog é uma entidade com forte atuação e representatividade no setor odontológico e queremos, por meio desse projeto, conscientizar o cidadão sobre a importância do descarte correto dessas embalagens e os benefícios que isso pode gerar ao meio ambiente, além de originar produtos que vão contribuir com comunidades carentes”, enaltece o presidente do Sinog, Geraldo Almeida Lima.

Com o projeto o Sinog irá ajudar na redução de tubos de pastas de dentes descartados indevidamente em aterros sanitários. Os tubos são compostos de 75% de plástico e 25% de alumínio. “O tubo de pasta de dente é um excelente artefato de reciclagem devido as suas inúmeras características técnicas, que faz com que o material após a reciclagem substitua madeira, fórmica, revestimentos e forros. Para esse processo é importante que o tubo esteja com a tampa e tenha a menor quantidade de resíduos possível”, explica Adriano David, diretor da Ecofour.

Os coletores onde os tubos são recolhidos também foram produzidos com tubos de pasta dental e estão instalados em São Paulo, no Conjunto Nacional, nas unidades da Unibes Cutural, Unas e Colégio CPV (unidade Morumbi), até fevereiro de 2017. Maiores informações sobre a campanha no site www.sinog.com.br/recicla.