MEMBRANAS

Sistema da Veolia dispensa clarificadores

24/11/2017
A Veolia Water Technologies desenvolveu o sistema de biorreator de membranas (MBR) Biosep que, segundo a empresa, melhora e simplifica os processos convencionais de lodos ativados e elimina a necessidade de uso de clarificadores e filtros de polimento. O sistema pode ser projetado para realizar a remoção de matéria orgânica (DBO/DQO), sólidos em suspensão (SST), além de promover etapas de nitrificação/desnitrificação com a possibilidade de remoção de fósforo do efluente tratado.
 
O funcionamento do Biosep MBR abrange dois componentes - o tratamento biológico e o processo de separação da membrana. O processo biológico é flexível e pode ser adaptado em qualquer configuração de lodo ativado para atingir os objetivos de tratamento específicos. Já o processo de separação da membrana proporciona a ruptura entre o efluente e os sólidos biológicos. A tecnologia usa membranas especificamente selecionadas que atendem às necessidades e oferecem maior valor para a aplicação.
 
Os resultados e benefícios de sua aplicação são soluções de processos de tratamento de efluentes industriais e municipais robustos, consistentes, e contam com toda a experiência mundial da Veolia na operação do sistema MBR.
 
Com tecnologia de membrana avançada, o Biosep MBR pode ser aplicado em estações de tratamento de águas residuais em grandes escalas, tanto no mercado industrial quanto no municipal. Módulos individuais de membranas são combinados em cassetes de membranas, onde o permeado final pode ser coletado em um único ponto. A membrana utilizada no sistema permite reduzir a pegada de carbono em até 50% e economiza a energia de aeração da membrana em até 40%.