Sistema de alarmes inclui Norte e Nordeste

02/03/2018
A população já pode se cadastrar para receber as mensagens de alerta pelo celular sobre o risco de ocorrência de desastres naturais.

Os estados das regiões Norte e Nordeste foram adicionados ao sistema de alerta de desastres naturais via SMS desde o último dia 26 de fevereiro de 2018. A população já pode se cadastrar para receber as mensagens de alerta pelo celular sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. Até o momento, 2,6 milhões de cidadãos já se cadastraram e foram encaminhadas 48 milhões de mensagens de alerta. 

O sistema começou a funcionar em fevereiro de 2017 e tem a coordenação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e do Ministério da Integração. O sistema foi implantado em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As pessoas cadastradas no sistema pelo celular recebem os alertas gratuitamente, pois todos os custos referentes ao envio das mensagens ficará a cargo das prestadoras.

Para receber os sinais de alerta, a população deve enviar SMS para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular. Com o sistema disponível nas regiões Norte e Nordeste, a Defesa Civil promoverá campanhas para conhecimento do sistema e a população será chamada a se cadastrar. 

O processo de envio da mensagem de alerta de desastre natural começa quando a Defesa Civil detecta a possibilidade de ocorrência de um evento que pode trazer risco para a população em determinada região. A Defesa Civil, então, manda para o sistema informações sobre a região que vai ser atingida e a mensagem que será enviada pelas prestadoras aos celulares dos cidadãos daquela região que fizeram o cadastro.