SANEAMENTO

Softwares ajudam a planejar o futuro

06/09/2016

No dia 1 de setembro, no Instituto de Engenharia, especialistas da Bentley, um dos principais players mundiais em softwares e soluções para infraestrutura, apresentaram a técnicos e engenheiros da área de saneamento o seminário Connection São Paulo – Análises Operacionais de Redes de Água e Esgoto, no qual foi demonstrado todo o portfólio de softwares para modelagem hidráulica e modelagem de plantas de tratamento de água e esgoto desenvolvidos pela empresa.

Em três sessões, Douglas Miranda, Pablo Garrido e Rodolfo Guilherme abordaram os seguintes temas: Modelagem 3D para Plantas de Tratamento de Água e Esgoto, Aplicação da Modelagem Hidráulica complementada com dados SCADA para Estudos e Melhorias Operacionais e Planejamento de Longo Prazo para Sistemas de Água e Esgoto.

Falando sobre a Modelagem 3D de plantas de tratamento de água e esgoto, Pablo Garrido ressaltou que uma das grandes vantagens dos softwares da Bentley é que os mesmos se comunicam, não havendo a necessidade de exportar arquivos, o que facilita bastante a atividade do usuário. Além disso, segundo ele, a solução de design multidisciplinar possibilita construir melhores estações de tratamento, integrando bem os projetos multidisciplinares envolvendo arquitetura, modelagem de estruturas, tubulações, detalhamentos estruturais, dentro outros.

Na abordagem sobre aplicação de Modelagem Hidráulica complementada com dados SCADA para melhorias operacionais, Rodolfo Guilherme mostrou que os clientes da Bentley podem contar, em todo o mundo, com ferramentas de apoio à decisão para as redes de água e esgoto, a fim de melhorar o seu conhecimento sobre como a infraestrutura se comporta como um sistema, como a mesma reage a estratégias operacionais e como deve crescer à medida que a população demanda um consumo maior. O sistema, diz ele, ajuda as concessionárias a prever o futuro e a adotar medidas que vão desde a análise dos horários de funcionamento das bombas para minimizar o consumo de energia, até determinar se existe capacidade suficiente no sistema para lidar com uma interrupção planejada durante um dia de pico, por exemplo.

Focando a questão do planejamento em longo prazo para os sistemas de água e esgoto, Douglas Miranda detalhou como as ferramentas oferecidas pela Bentley permitem às concessionárias fazer uma análise completa da performance das redes existentes e preparar a expansão das mesmas visando ao atendimento da demanda futura verificando, por exemplo, se há necessidade de redimensionamento das redes. Ele mencionou um caso de sucesso no Brasil, aplicado pela AEGEA na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, em que foi feito um Plano Diretor de Esgotos até 2031. Ao usar o software WaterGEMS, da Bentley, para maximizar os dados da rede, a equipe implementou um design que possibilitou uma redução de 59% no consumo de energia e um aumento de 30% nas receitas, gerando uma redução de custos de R$ 17 milhões.

Douglas Miranda também destacou o software Amulet, lançado recentemente pela empresa, que une engenharia, operação e TI, coletando dados de qualquer fonte. Trata-se de uma ferramenta bastante útil para gestão de plantas de tratamento de água, avaliação da situação das represas, gestão da produção de água e bombas e acompanhamento da qualidade da água.