ENERGIA SOLAR

Solar Impulse entra na última fase da viagem

26/04/2016

Os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg entraram na segunda e última parte da volta ao mundo com a Solar Impulse 2 (Si2), aeronave movida a energia solar. O projeto tem apoio do Grupo Solvay. No último dia 21 de abril, o avião voou entre Honolulu, no Havaí, e Mount View, na Califórnia, iniciando o percurso de 17 mil km até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

"Boa sorte para os dois pilotos que iniciam a última etapa desta aventura audaciosa. Desejamos todo o sucesso para Bertrand Piccard, que pilota o avião nesta etapa com destino às Américas", disse Jean-Pierre Clamadieu, CEO da Solvay. "Como parceiro histórico do Solar Impulse, fico particularmente orgulhoso de que, na sequência da recente aquisição da Cytec, mais da metade da estrutura da aeronave foi produzida a partir de materiais da Solvay. Mais uma vez, o nosso "laboratório voador", que é o Si2, se mostra como uma oportunidade para tornar possível o impossível, através de soluções inovadoras de energia sustentável e redução de CO2", acrescentou Clamadieu. A Solvay é parceria do projeto Solar Impulse desde 2004 e aplica seu conhecimento no campo de materiais compósitos ultraleves e ultraresistentes para o desenvolvimento de inovações para tornar mais leve a aeronave e melhorar a coleta e o armazenamento de energia solar, que permitiram, por exemplo, os voos noturnos.

O Solar Impulse 2 utiliza 15 produtos da Solvay em cerca de 6000 peças, que facilitam a coleta e o armazenamento de energia, a otimização do consumo de combustível e a redução do peso da aeronave. Do Brasil, desenvolvida pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está a fibra têxtil inteligente Emana, empregada na confecção de malhas (utilizadas como segunda pele pelos pilotos) que ajudam a retardar o aparecimento de fadiga muscular.

O avião Si2 fará várias escalas nos Estados Unidos. Posteriormente, iniciará sua viagem à Europa ou Norte da África - dependendo das condições climáticas - antes de voltar a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2015, o piloto Andre Borschberg voou ininterruptamente por cinco dias e cinco noites, entre Nagóia, no Japão, e Honolulu, no Havaí, sem a utilização de uma gota sequer de combustível de origem fóssil. A viagem pode ser acompanhada ao vivo em http://www.solarimpulse.com/leg-9-from-Hawaii-to-Mountain_View_CA