SUSTENTABILIDADE

Startup desenvolve canudo de vidro

20/05/2019
A startup H.Ecoou iniciou a produção de canudos de vidro em São Paulo como uma forma mais sustentável e de opção para substituir o modelo de plástico. “A ideia era construir uma empresa com impacto social, que oferecesse uma solução que ajudasse as pessoas a tomarem atitudes mais conscientes. O canudo é uma ponte para essa mudança, que é necessária e urgente”, destaca Fernanda Silva, sócia e uma das fundadoras da empresa. 
 
A escolha do vidro foi viabilizada por conta da fábrica de vidros que um dos sócios já administrava. Para a criação do canudo foi necessária a introdução de um processo totalmente artesanal, que arredonda suas pontas e mantém a espessura correta. Outro ponto levado em consideração pela startup é o fato do vidro poder ser reciclado e conseguir manter sua qualidade, já que as substâncias que fazem parte de sua composição não se perdem no processo de reciclagem. 
 
Segundo Fernanda, a espessura de cada canudo foi estudada para garantir uma maior durabilidade e a própria segurança dos usuários. A empresa apresenta ainda um kit que conta com uma capa de tecido e uma escova para higienização. “Depois de vários testes, chegamos a um material reutilizável para a capa, que é feito a partir do reaproveitamento de sobras de tecido, que são materiais com alto potencial de reciclagem, mas que geralmente são jogados fora”, conta. Os tecidos são todos reaproveitados de lojistas do Brás que doam os retalhos para produção do Kit. As capas são produzidas por costureiros e pequenos artesãos que trabalham em casa.