Sudeste registra aumento de áreas com seca no final de 2023

19/02/2024
Amazonas lidera a área total com seca de dezembro

Segundo a última atualização do Monitor das Secas, a intensificação da seca no Espírito Santo aumentou de 33% para 41% na comparação entre novembro e dezembro de 2023, enquanto em Minas Gerais a seca moderada saltou de 12% para 36%. O Estado do Rio de Janeiro se manteve somente com seca fraca, que é a mais branda na escala do Monitor. Já no Estado de São Paulo a seca fraca voltou a ser registrada em dezembro, o que não ocorria desde setembro de 2023. Em termos de áreas com seca, o território capixaba registrou o fenômeno em 100% do Estado entre novembro e dezembro. Já em Minas Gerais houve um aumento da área com seca de 53% para 82% nesse período. No Rio de Janeiro também ocorreu uma elevação da área com o fenômeno de 24% para 42% do território fluminense entre novembro e dezembro, enquanto São Paulo registrou elevação da seca em 20% do território paulista nesse período.
 
Entre novembro e dezembro de 2023, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno no Amazonas e Sergipe. Em 15 unidades da Federação a seca ficou mais intensa no período: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Já em São Paulo o fenômeno voltou a ser registrado em dezembro. A seca ficou estável, em termos de severidade, em cinco estados: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Já no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não houve registro do fenômeno. O Amapá entrou no Mapa do Monitor com seca fraca em parte de seu território e, assim, o Monitor passa a cobrir 100% do território nacional.

Na comparação entre novembro e dezembro, três estados registraram diminuição da área com seca: Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Por outro lado, em cinco estados houve o aumento da área com o fenômeno: Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No caso de São Paulo aconteceu o retorno da seca em dezembro. Em outras 14 unidades da Federação, a área com o fenômeno se manteve estável: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Já no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina permaneceram sem o registro de seca em dezembro, enquanto no Amapá ainda não é possível fazer comparações sobre a variação da área com seca, já que o estado entrou no Mapa do Monitor no próprio mês de dezembro. 

Treze unidades da Federação registraram seca em 100% do território em dezembro do ano passado: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Tocantins; sendo que para percentuais acima de 99% considera-se a totalidade dos territórios com seca. Nas demais unidades da Federação que registraram área com seca, os percentuais variaram de 20% a 98%. Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de dezembro, seguido por Pará, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. No total, em dezembro, a área com o fenômeno foi de 7,35 milhões de km², o equivalente a 86% do território brasileiro.