ÁGUAS INDUSTRIAIS

Suez e CDPQ compram GE Water

15/03/2017
O Grupo Suez, em parceria com a CDPQ - Caixa de Depósitos e Investimentos de Québec, adquiriu a GE Water Process Technologies, empresa global na gestão e tratamento de água industrial, por 3,2 bilhões de euros. O negócio deve ser pago em dinheiro. Pelo acordo, a Suez passa a deter 70% da GE Water, enquanto a CDPQ fica com o restante da empresa. A GE Water tem 7.500 funcionários e movimentou negócios da ordem de US$ 2,1 bilhões em 2016. 
 
"Esta fusão irá criar valor tanto para nossos colaboradores quanto para clientes e acionistas”, afirmou Jean-Louis Chaussade, CEO da Suez. O executivo diz ainda que a aquisição reforça a posição do Grupo no mercado altamente promissor e de forte crescimento de água industrial. Já Michel Sabia, presidente da CDPQ, diz que o investimento faz parte da visão de longo prazo da Caixa. "A GE Water tem se posicionado como um participante-chave na indústria de tratamento de água com tecnologia avançada e uma equipe de gestão que aproveita plenamente essa vantagem competitiva. Soube construir um negócio líder com receitas recorrentes e uma base de clientes qualidade e diversificada Caixa de Depósitos e Investimentos de Québec”. 
 
O mercado global de água industrial movimenta 95 bilhões de euros e espera um crescimento de 5% ao ano, apoiado pela legislação ambiental. Neste mercado, a GE Water tem uma carteira diversificada e equilibrada de clientes, tanto em termos geográficos (50% das vendas na América do Norte e 50% no resto do mundo) quanto na distribuição dos setores.
 
A conclusão dessa operação está prevista para o próximo semestre e está sujeita à obtenção das aprovações regulatórias necessárias, incluindo a União Europeia e Estados Unidos. A implementação deste projeto será previamente submetido à análise do Conselho de Empresas Europeu.