NASCENTES

Suzano e TNC desenvolvem projeto

23/11/2016

A Suzano Papel e Celulose e a The Nature Conservancy (TNC) ampliaram a parceria com novas medidas voltadas à recuperação das nascentes do Rio Mucuri. Por meio do “Projeto Nascentes do Rio Mucuri”, formalizado no final de outubro, as duas partes visam promover a perpetuidade do rio, além de estimular iniciativas voltadas à proteção de nascentes.

A primeira etapa do trabalho, que terá início ainda em 2016, consiste em um diagnóstico da situação da cadeia de restauração que resultará em um plano que sinalize quais ações serão necessárias para promover a restauração da vegetação no entorno das nascentes do Rio Mucuri. Nesta fase serão analisadas também a situação de degradação ambiental nas margens dos rios e das nascentes do Rio Mucuri, além de questões consideradas estruturais para a recomposição das florestas, tais como disponibilidade de mudas e de mão-de-obra, por exemplo.

Já no primeiro semestre de 2017, a recomposição da mata nativa nesses locais deve ser colocada em prática na busca por resultados em médio e longo prazo. Tais iniciativas farão parte do Plano Estratégico de Restauração Florestal (PERF), a ser elaborado pela TNC. “Nosso objetivo com este projeto é, além de contribuir para a perpetuidade do Rio Mucuri, criar um ambiente que estimule a cultura de preservação de nascentes no País”, explica Alexandre Di Ciero, gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose. “Iremos além da simples execução do projeto. Nossa percepção é de que este projeto pode criar um ambiente que propicie essa cultura de recuperação de nascentes e, com isso, podemos envolver a participação de outros atores nessa iniciativa”, complementa Di Ciero.

A Suzano Papel e Celulose e a TNC estão à procura de parcerias de outras empresas, administrações públicas e ONGs com atuação na área ambiental. TNC e Suzano querem mapear os passivos de restauração florestal, os atores que já atuam na região e a infraestrutura existente para garantir às florestas o importante papel de ajudar a preservar as nascentes dos rios.

A escolha do local para o início do trabalho, segundo a TNC, é explicada pelas características de onde está localizada a Bacia do Rio Mucuri. A região conta com remanescentes de Mata Atlântica, um dos biomas mais biodiversos do planeta, e que ocupa atualmente apenas 12% da sua área original no Brasil.