SYX faz a ponte para venda on-line de rejeitos

10/04/2023
Os lotes são de sucata de ferro, manutenção industrial, aço, manganês e cromo. O BID será no dia 13 de abril

No próximo dia 13 de abril, a Votorantim realiza um BID (cotação eletrônica) na plataforma da SYX para a venda de mais de 5 mil toneladas de sucatas de suas unidades. Os lotes são de sucata de ferro, manutenção industrial, aço, manganês e cromo e estão localizados no Paraná, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Pará, Ceará, Sergipe, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. A empresa comercializa grande parte das sucatas com a startup paranaense, convertendo em receita o que antes era um gasto para descarte. 
Em 2022, a SYX intermediou a venda de 4.800 toneladas de aço comum, e 8.300 toneladas de metais não ferrosos, como manganês, cobre, cromo e alumínio, por meio de sua plataforma digital que conecta empresas vendedoras com compradores de todo o Brasil, que passam por uma curadoria para conferência das exigências ambientais. “O processo de vendas realizado pela SYX é totalmente alinhado com as normas ambientais vigentes no país e a compra dos rejeitos só é concretizada se o interessado apresentar toda a documentação correta”, explica Márcio Danielewicz, CEO da SYX. 
Além dessa ponte, a SYX adequa os preços do mercado, o que proporciona uma concorrência em tempo real e o acompanhamento dos lances por parte dos interessados. “O mercado de sucata vem passando por uma adequação de preço nos últimos quatro meses. Siderúrgicas, fundições e exportadores estão se ajustando à nova demanda de material, tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente nos últimos 30 dias. Isso se dá em função da redução por parte das fundições que acaba refletindo nas férias coletivas das montadoras, concomitantemente com a diminuição da venda de veículos e os juros altos. A siderurgia também é influenciada pela construção civil e pela importação de material vindo da Turquia a um custo inferior”, analisa Danielewicz.