RECICLAGEM

Tetra Pak conta histórias de profissionais

20/05/2019
A Tetra Pak, em homenagem ao 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, resolveu contar em sete episódios a websérie “Gente que Recicla”, o funcionamento da cadeia recicladora de embalagens longa vida no Brasil. Os capítulos abordam a importância da educação e consciência ambiental, da criatividade e do cooperativismo, em busca de informar cada vez mais as pessoas a respeito da importância da coleta seletiva. 
 
A série mostra a professora Najara ensinando crianças sobre como é fundamental proteger o meio ambiente; Renato e Luna, casal que aprendeu com o filho Davi a praticar a coleta seletiva dentro de casa; o Gilberto, catador de materiais recicláveis e líder da cooperativa Casa do Catador; a Alyne, empreendedora em um comércio de materiais recicláveis; a Maria Angélica, diretora em uma indústria papeleira que recicla embalagens longa vida; o Eduardo, empresário que produz telhas e placas com plástico e alumínio reciclados, provenientes das embalagens cartonadas; e, por fim, o José Carlos, engenheiro em uma indústria de rotomoldagem que desenvolve produtos com esse mesmo material.
 
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe um modelo de responsabilidade compartilhada”, explica Valeria Michel, diretora de Economia Circular da Tetra Pak. “Governo, empresas e cidadãos dividem as tarefas no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos no País. Por isso, é preciso que cada um faça a sua parte. Em toda a atuação da Tetra Pak existe a preocupação com o meio ambiente, que inclui a escolha de matérias-primas de origem renovável, o desenvolvimento de processos eficientes, o uso de energia limpa e o fomento da coleta seletiva e da reciclagem das nossas embalagens pós-consumo, que são recicláveis”, conta a executiva.