CROMATOGRAFIA

Thermo Fisher doa equipamento para CTC/PUC-Rio

20/02/2017
O Laboratório de Caracterização de Águas – Labáguas, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), já conta para suas análises com os avançados recursos da Cromatografia de Íons de Alta Pressão (HPIC) do Integrion, equipamento lançado em 2016 pela empresa americana Thermo Fisher Scientific. A técnica de HPIC é bastante empregada na obtenção de informações quanto aos teores de íons como cloreto, fluoreto, nitratos, nitritos, dentre outros, presentes em determinadas amostras, oriundas de matrizes ambientais, como ar, água e solo, ou em matrizes de interesse da indústria de higiene, farmacêutica, alimentícia e do petróleo.
 
De acordo com a professora Gisele Birman Tonietto, do Labáguas, que trabalha com Cromatografia de Íons desde 1996, “os benefícios em utilizar o Integrion são inúmeros, como robustez e economia no processo de fragmentação e avaliação dos íons. Pretendemos trazer agilidade e melhor sensibilidade nos métodos já implantados e utilizados em nossas pesquisas para a indústria do petróleo e para as análises atmosféricas e de águas em geral. É um verdadeiro salto tecnológico”. O Labáguas foi o laboratório representante da América Sul para realizar beta testes do Integrion.
 
Com o fornecimento, a Thermo Fisher ganha um parceiro de excelência, onde serão desenvolvidas novas pesquisas, metodologias analíticas, aplicações específicas. Uma excelentre “carta de recomendação” de seu equipamento a novos clientes. Para o CTC/PUC-Rio, o ganho é concreto ao poder usufruir de um equipamento de última geração a custo zero, podendo desenvolver aplicações e gerar trabalhos científicos, beneficiando alunos, professores e a indústria em suas pesquisas.