FONTES LIMPAS

Tocantins lidera ranking de competitividade

29/09/2017

A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, divulgou a atualização de setembro do Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia. O estudo mostra que os 23 estados brasileiros mantêm a competitividade em relação ao mês de agosto, com variação de menos de 1%. O valor médio do Índice FDR Energia para todo o Brasil ficou em “0,513” no mês de setembro.

Pelo quarto mês consecutivo, Tocantins lidera o ranking de atratividade entre as unidades da Federação, como o estado onde as fontes limpas no Ambiente de Contratação Livre (ACL) com a nota 0,661. Em segundo lugar aparece o Pará (0,650), seguido por Santa Catarina (0.608), Espírito Santo (0,606) e Rio de Janeiro (0,604). “Apesar da manutenção da atratividade, temos uma preocupação em relação à oferta de energia incentivada para manter o ritmo de migração das empresas interessadas”, afirma Erick Azevedo, sócio diretor da FDR Energia e coordenador do estudo. O índice é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade.

O levantamento mostra que estados que possuem valores no índice abaixo de 0,4 podem ser considerados inviáveis financeiramente para migração para o ACL. “Já os que têm entre 0,4 e 0,6 podem ser considerados com viabilidade moderada e entre 0,6 e 0,8, com boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade”, sinaliza Azevedo.