LIVROS

Umicore lança obra sobre contribuições ao Brasil

24/10/2016

Para comemorar os 25 anos de atuação no Brasil, a Umicore está lançando o livro “25 anos do Catalisador Automotivo e 30 anos do Proconve: Uma estratégia de sucesso”. A publicação traz estudos técnicos e análises das principais contribuições que o trabalho da empresa e o programa trouxeram ao País.

O Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) permitiu que várias tecnologias fossem implementadas para diminuir a incidência de gases tóxicos. A utilização dos catalisadores foi a solução que mais agregou resultados positivos, contribuindo decisivamente para que a redução de emissões de CO, HC e NOx em veículos leves superasse a marca dos 95%. “Para a Umicore é motivo de orgulho fazer parte da estratégia que resultou em ganhos tão significativos à indústria automotiva, com novas tecnologias, e ao meio ambiente, diminuindo drasticamente o nível de emissões de poluentes e gerando benefícios para a saúde da população sul-americana. Esse livro resume os esforços realizados ao longo desses anos e nos ajuda a prospectar ideias para que possamos continuar em constante evolução”, afirma Stephan Blumrich, Vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.

De acordo com dados presentes no livro “25 anos do Catalisador Automotivo e 30 anos do Proconve: Uma estratégia de sucesso”, relatórios anuais de qualidade do ar da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram que as violações ao padrão de qualidade do ar por monóxido de carbono (CO), poluente típico do impacto ambiental dos veículos leves, chegaram a cerca de 100 dias por ano na região metropolitana de São Paulo, tendo sido eliminados totalmente desde 2008. O estudo mostra ainda que, até 1991, ocorreu um aumento natural das concentrações de CO na atmosfera com o crescimento da frota de veículos que ainda não tinham controle de emissões. De 1992, quando os catalisadores começaram a ser utilizados, até 2004, ocorreu uma redução da incidência do CO. O período entre 2004 e 2007 é marcado pela estabilização de episódios agudos de CO, com leve acréscimo, que pode ser associado à expansão da frota. Já a partir de 2008 há uma forte melhoria da qualidade do ar, sendo estabelecido um novo patamar graças ao programa de inspeção veicular implantado na capital paulista.

Essas melhorias podem ser associadas a diversas ações para otimizar o tráfego (PCPTrans), o Programa de Inspeção e Manutenção da Cidade de São Paulo e o próprio Proconve.

Os catalisadores foram responsáveis pela redução de mais de 70% das emissões de poluentes pela frota circulante em 2015. Como a influência na frota foi progressiva, devido à evolução tecnológica e à sua renovação, esta mesma diminuição superou os 40% como média no período de 1992 a 2015. Os estudos mostram que a correlação entre queda em massa dos poluentes ao número de catalisadores vendidos no Brasil reduziram 4,2 toneladas a cada 10 anos de funcionamento por veículo da fase L2 e de 1,1 toneladas para cada veículo L3, considerando a durabilidade de dez a quinze anos de vida útil, que equivale a 160 mil até 230 mil quilômetros, segundo estatísticas do Programa de Inspeção e Manutenção da Cidade de São Paulo.

O estudo demonstra também o custo-benefício das medidas tomadas e estima que foram reduzidos de 13 a 50 kg de poluentes emitidos pelos automóveis por real investido na utilização dos catalisadores, dependendo do seu nível tecnológico.