SENAC

Unidade paranaense ganha placas fotovoltaicas

20/07/2016

Localizada no bairro Portão, em Curitiba (PR), a nova unidade de educação profissional do Senac será a maior planta de energia solar no estado. A unidade recebeu 228placas de energia fotovoltaica instaladas no telhado que produzirão entre 30% e 40 % da energia consumida. “O que não for utilizado dentro do mês gerará créditos com a Copel. Acreditamos que em menos de sete anos iremos recuperar o valor investido nesse sistema”, explica um dos arquitetos do Senac responsáveis pela obra, André Leite.

A unidade será inaugurada no próximo dia 29 de julho e aberta ao público em agosto.“Quando estávamos pensando em instalar as placas precisamos pesquisar sobre o sistema e acabamos descobrindo que Curitiba é melhor para a captação da energia fotovoltaica do que a Bahia. As placas entram em fadiga com muito sol, porque elas têm um limite de armazenamento, e o fato de Curitiba ser uma cidade quase sempre nublada nos favoreceu”, destaca o arquiteto.

A instalação das placas foi um dos determinantes para que a obra recebesse o certificado Leed Platinun – o selo da construção sustentável. A unidade Portão terá três mil m² destinados a cursos nas áreas de gestão, comunicação, informática e saúde, além de biblioteca e auditório, com capacidade de atendimento diário de 1914 alunos. “Essa obra é multifuncional: ela se adapta às demandas da comunidade. Pode ser configurada de diversas maneiras; é uma construção de vida longa, inteligente e funcional. Foi pensada do início ao fim para gerar o máximo de comodidade para nossos alunos”, contou o arquiteto do Senac, Eduardo Almeida Pereira.