COMPLEXO EÓLICO

Vale dos Ventos completa dez anos

28/03/2019
O Complexo Eólico Vale dos Ventos comemorou, em março de 2019, 10 anos de operação. Localizado em Mataraca (PB), o Complexo possui 60 turbinas eólicas e capacidade instalada de 48 MW de energia renovável. A energia produzida é suficiente para atender aproximadamente 92 mil residências por ano. O Vale do Ventos produziu, em 2017, 2,2% de todo o consumo de energia elétrica do estado da Paraíba. O Complexo é composto por 10 parques de 4,8 MW cada, e evita a emissão de mais de 36,5 mil toneladas de gases poluentes de efeito estufa a cada ano.
 
“Ao longo desses anos, tivemos muitos aprendizados, como desafios com o cabeamento subterrâneo em média tensão, o próprio desenvolvimento dos planos de manutenções e tudo isso sempre com a preocupação voltada para as pessoas e o ambiente no entorno dos parques eólicos, pois a área possui um meio ambiente altamente preservado. Estamos felizes em ver que nossa curva de aprendizado chegou a um ápice em que podemos gerar o máximo de energia limpa com excelência de operação, pois, evitando paradas não planejadas, nosso nível de disponibilidade e confiabilidade acaba sendo maior do que o previsto”, comemora Leandro Alves, diretor de Operações de Eólicas da SPIC Brasil. Os profissionais realizam manutenções preventivas alinhadas com a realidade de cada equipamento, o que reduz as interrupções por manutenção corretiva, além de gerar economia de tempo da equipe e de recursos, melhora no desempenho e vida útil dos materiais e prevenção de situações que podem causar acidentes, inclusive a pessoas.
 
Além do Complexo Eólico Vale dos Ventos, a SPIC Brasil também opera o Parque Eólico Millennium, localizado também em Mataraca (PB). Inaugurado em 2007, ele se tornou o primeiro projeto de energia renovável da SPIC Brasil, com capacidade instalada de 10,2 MW, o que equivale ao abastecimento de 24 mil residências, além de evitar a emissão de aproximadamente 9,4 mil toneladas de gases poluentes de efeito estufa a cada ano. Millenium possui 13 turbinas eólicas de 800 kW cada e é favorecido pelos fortes ventos costeiros. Os parques eólicos Vale dos Ventos e Millennium possuem os certificados da norma internacional ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 55001 e ISO 9001, além de contribuir com benefícios socioeconômicos para a comunidade local, por meio de um fundo comunitário que apoia a sustentabilidade e a coesão social.