24/11/2017 SEMIÁRIDO

Venda da água ajuda região mais seca

Lançada em março deste ano, a água AMA já bateu a marca de R$1 milhão em lucro de vendas. O valor é todo revertido às comunidades do Semiárido brasileiro em projetos que levam água às famílias da região mais seca do Brasil. 
 
Até o momento, o projeto já beneficiou mais de seis mil pessoas com a construção de poços para captação de água ou adutora, além de uma mini-usina gerada por sistema fotovoltaico para distribuição da água a um baixo custo. Para colocar os projetos em prática, a AMA direciona os recursos para o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural - que administra a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará. 
 
“Quanto mais pessoas escolherem AMA, mais pessoas no semiárido terão acesso à água. Isto abre portas para a melhora na qualidade de vida destas famílias. Já temos planos para sete novas comunidades, além de incentivos para projetos inovadores de acesso à água desenvolvidos por empresas júniores e startups”, comemora Carla Crippa, diretora de Sustentabilidade da Ambev e co-criadora de AMA. “Este resultado mostra que os consumidores brasileiros estão abertos a produtos com causas sociais”, complementa. 
 
Além da segunda edição do Desafio Ama, vencido pela Sea Jr, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o projeto de aquaponia, que recebeu aporte de R$ 30 mil para implementação em Sítio Caiçara, a Ambev lançou parceria com o Yunus Negócios Sociais, a Aceleradora AMA. Já foram selecionados quatro projetos inovadores para geração, tratamento e distribuição de água. Até janeiro de 2018, os empreendedores selecionados, que são dos Estados Unidos, Itália, Ceará e Bahia, terão a mentoria de profissionais especializados, de acordo com as necessidades de cada negócio, incluindo um módulo especial sobre tecnologia ministrado pela Singularity University, referência em inovação do Vale do Silício. 

Veja também

25/06/2018
ÁGUA PÓTAVEL | Perdas equivalem a 7 mil piscinas olímpicas
15/06/2018
RECURSOS HÍDRICOS | White Martins reduz uso de água nas fábricas
08/06/2018
ÁGUAS E SANEAMENTO | S. J. dos Campos terá parque tecnológico
29/05/2018
ÁGUA PURA | P&G expande programa na Bahia
05/04/2018
RECURSOS HÍDRICOS | Manuais sobre gerenciamento são lançados
05/04/2018
AQUÍFERO GUARANI | Abas desmente privatização
19/03/2018
FORUM MUNDIAL DA ÁGUA | ONU defende soluções baseadas na natureza
29/01/2018
FORUM MUNDIAL DA ÁGUA | Aberto segundo lote de inscrições