Aberta concessão para Floresta de Canela

22/07/2021
A agenda de concessões contempla um pacote de 18 parques nacionais para concessão.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou abertura de proposta para a concessão da Floresta Nacional de Canela (RS). A iniciativa prevê investimentos superiores a R$ 90 milhões para ações voltadas ao ecoturismo, incluindo revitalização, modernização, operação e manutenção, e atividades de conservação, proteção e a gestão da unidade por um período de 30 anos. Criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2019, a agenda de concessões contempla um pacote de 18 parques nacionais para concessão incluídos na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

No processo de concessão da Floresta Nacional de Canela, o próximo passo é a verificação da habilitação técnica do consórcio. Localizada a 6,4 km do centro do município, a Floresta tem uma área de 557 hectares, com altitudes que chegam a 840 metros, destacando-se como uma das áreas turísticas com maior potencial na principal rota turística do Sul do Brasil, a Serra Gaúcha. 

O secretário de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos, disse que a concessão é uma ferramenta para aliar desenvolvimento e conservação ambiental. “Especialmente no entorno dos parques, a geração de emprego e renda acontece em vários níveis, desde grandes hotéis a pequenas pousadas, restaurantes, farmácias, guias, e ela faz com que toda a comunidade perceba a concessão e a unidade de conservação como um catalizador do seu crescimento pessoal, da sua melhoria de vida. Também faz com que as pessoas passem a olhar para a Floresta Nacional como um bem a ser protegido”, destacou. 

O Diretor de Programa do PPI, Alceu Justus Filho, disse que a entrada de um projeto de florestas e parques nacionais atende diversos setores que, tradicionalmente, não tinham tanta experiência em concessão e agora entra para esse novo mundo.  “A gente consegue trazer através da parceria com a iniciativa privada uma gama de investimentos, trazendo um equipamento público para a população e uma boa qualidade na prestação de serviços para o usuário”. 

Além da Floresta Nacional de Canela, outros 17 parques fazem parte do novo modelo de concessão de parques nacionais. O modelo tem como objetivo o desenvolvimento econômico em todas as regiões brasileiras por meio do estímulo ao ecoturismo em parques nacionais e outros tipos de unidades de conservação federais.