Aegea e Sanepar assinam PPP para 16 municípios

28/10/2023
A companhia promoverá a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação

A Aegea e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinaram Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário para prestação dos serviços em 16 municípios da microrregião do Centro-Litoral do Paraná, beneficiando mais de 600 mil pessoas. A companhia promoverá a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação, e prevê investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão nos 24 anos de contrato. Os serviços serão prestados pela nova operação da Aegea: a Ambiental Paraná.

A PPP é fruto da vitória da Aegea no leilão realizado em julho deste ano, por meio do veículo de investimento Sanco S.A., no qual detém 75% de participação. Os serviços da Ambiental Paraná contemplam coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgotamento sanitário nas 16 cidades da microrregião, para o atendimento das metas do novo marco do saneamento. “Para a Aegea é uma honra iniciar uma operação no Paraná. Com essa entrada, estamos presentes agora em 14 estados do Brasil, levando nosso modelo de negócios e expertise necessária para transformação do saneamento para municípios de todos os portes em todas as regiões do Brasil. A união de forças entre os setores público e privado é essencial para atingirmos as metas estabelecidas pelo marco regulatório. Temos a certeza de que nossas iniciativas vão levar mais saúde, dignidade e prosperidade para a população paranaense”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Com a Ambiental Paraná, a Aegea passa a operar em mais de 500 municípios de 14 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato para atender a mais de 31 milhões de pessoas. “A PPP com a Sanepar reafirma a capacidade da Aegea de atuar como gestora em saneamento, com eficiência operacional, disciplina financeira e alinhamento aos princípios da agenda ESG”, destaca Casseb.