Atibaia Saneamento promove projeto a partir de março

07/03/2022
O projeto tem como objetivo também empoderar professores e alunos e convidá-los a refletir sobre o papel de cada um na transformação social.

O município de Atibaia recebe, a partir de março, o Programa de Trabalho Social (PTS) que será desenvolvido ao longo de 2022 e tem por objetivo mudar a forma como a comunidade se relaciona com as questões do meio ambiente. O projeto tem como objetivo também empoderar professores e alunos e convidá-los a refletir sobre o papel de cada um na transformação social, gerando novas possibilidades de fontes de renda.

Implantado por intermédio da Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá, responsável pelo esgotamento sanitário da cidade, em parceria com a NTICS Projetos, o programa recebe o apoio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Atibaia e vai impactar diretamente cerca de 3.500 pessoas, entre alunos e professores da rede pública de ensino, além das comunidades em situação de vulnerabilidade social, em especial as mulheres. O projeto está dividido em duas frentes de trabalho: a primeira é o Programa de Educação Cultural (PEC) #AtibaiaSaneamento, que vai atuar na formação de alunos do 5º ano do ensino fundamental e todos os professores da rede municipal, tornando-os conscientes de que são protagonistas dentro da comunidade e que suas ações individuais e coletivas impactam diretamente a vida das gerações futuras.

Na ocasião serão oferecidas oficinas, feira de ideias e exposição de fotos em formato presencial e workshops em modelo digital. O programa completo do projeto está no portal www.ptsatibaia.com.br, que também disponibilizará todos os conteúdos utilizados durante as aulas. “O saneamento é uma importante ferramenta de transformação social. Por isso, o envolvimento em projetos como estes, voltados para a educação e consciência ambiental, promovem a reflexão prática sobre o impacto da temática para a sociedade”, diz Mateus Banaco, diretor da Atibaia Saneamento.

A segunda frente do projeto é o Culinária Sustentável, voltado para comunidades em situação de vulnerabilidade, em especial mulheres e mães, e está focado no reaproveitamento do alimento, sempre abordando conceitos sobre sustentabilidade, geração de emprego e renda. Serão oferecidas 16 oficinas de capacitação com temas sobre empreendedorismo, saneamento, ciclo do alimento, planejamento de compras, aproveitamento de alimentos e como calcular o preço para venda. Ao final, cerca de 960 cidadãos terão mais uma opção de rendimento sustentável para suas famílias.

As inscrições para o Culinária Sustentável já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://www.ptsatibaia.com.br. Ao acessar, basta procurar pela aba “Culinária Sustentável” e clicar no botão “Inscreva-se nas Oficinas”. Serão aceitas a inscrições de moradores do município de Atibaia com idade acima de 18 anos.