BNDES e Eletrobras firmam Pacto de Energia

24/09/2021
Serão conduzidos estudos em um plano de substituição da geração a diesel por energia limpa nos Sistemas Isolados da Amazônia.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Eletrobras firmaram um Pacto de Energia para agirem em parceria à procura de soluções que promovam a geração de energias renováveis na Amazônia. O Pacto ocorre no âmbito da chamada global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a apresentação de “Pactos de Energia” (Energy Compacts), que foram formalizados durante o Diálogo de Alto Nível sobre Energia da ONU, evento realizado entre os dias 22 e 24 de setembro.

No escopo do Pacto do BNDES e da Eletrobras apresentado à ONU, serão conduzidos estudos diagnósticos sobre os aspectos econômicos, tecnológicos, legais e regulatórios em um plano de substituição da geração a diesel por energia limpa nos Sistemas Isolados da Amazônia, regiões remotas que não são atendidas por Sistemas Interligados. Atualmente, mais de 90% da capacidade energética instalada nessas regiões, onde vivem cerca de três milhões de pessoas, tem por base térmicas a diesel, fonte fóssil altamente poluente.

Os Pactos de Energia são compromissos voluntários de países, empresas, instituições e demais atores interessados, como governos locais e ONGs, com ações específicas que contribuam com o ODS 7, que prevê acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis às energias limpas até 2030. “O Brasil foi escolhido pela ONU como um dos líderes globais da transição energética no Diálogo de Alto Nível em Energia. Com este pacto, o BNDES vem apresentar sua contribuição como um dos maiores financiadores de energias renováveis do mundo”, comenta o Diretor de Crédito a Infraestrutura, Petrônio Cançado.

A iniciativa irá avaliar ainda mecanismos de financiamento para projetos de promoção da limpeza da matriz energética amazônica e os atuais incentivos regulatórios, assim como estudará novos incentivos para a implementação de projetos. “Para a Eletrobras, é uma honra integrar os esforços globais no momento em que o mundo volta suas atenções para a transição energética, baseada em baixa emissão de carbono e fontes renováveis. A Eletrobras, por ser a maior empresa de energia elétrica da América Latina e referência em geração de energia limpa, tem muito a contribuir para o tema e para o alcance do ODS 7, que é um objetivo priorizado em nossa estratégia empresarial, em sinergia com nosso modelo de criação de valor”, afirmou o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp. 

A parceria prevê ações de fomento de projetos-piloto e de incentivo a colaborações entre instituições interessadas em atuar no tema. Serão avaliados os resultados dos projetos-piloto e as contribuições das instituições envolvidas para que um plano de políticas públicas com metas específicas de descarbonização seja proposto para o período de 2025 a 2030, no contexto da Agenda 2030 da ONU. “A declaração do Pacto de Energia é mais um dos esforços do BNDES em atuar como indutor da aceleração de investimentos relacionados à transição da matriz energética brasileira para fontes renováveis”, comenta o Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha. “A iniciativa está plenamente alinhada com a atuação do Banco na pauta ASG (Ambiental, Social e Governança)”, completa.