Investimentos de R$ 200 milhões na produção para 2023

11/06/2023
O aporte é impulsionado especialmente pelo aumento de 40% na capacidade produtiva de conexões

A Amanco Wavin prepara investimentos da ordem de R$ 200 milhões em capacidade produtiva, novos produtos, marketing, tecnologia e inovação para 2023. O montante é o mesmo aplicado no último ano, o que mostra o compromisso de longo prazo da empresa na operação brasileira. O aporte é impulsionado especialmente pelo aumento de 40% na capacidade produtiva de conexões. Para 2023, a Amanco Wavin aguarda também um crescimento em volume na casa de dois dígitos 

Em 2022, a companhia teve um desempenho que acompanhou o mercado de materiais de construção e plástico, que viveram um período de acomodação depois da alta em 2021, com preços menores e devido a eventos como as eleições, bloqueio de rodovias e fatores que impactaram no preço da matéria-prima do plástico, como a oscilação do dólar e a guerra na Ucrânia. Segundo o presidente da Amanco Wavin no Brasil, Sérgio Costa, para 2023, o foco será para as novas linhas de soluções relacionadas a um dos pilares do propósito da companhia, o de contribuir para Cidades Resilientes ao Clima. “Nessa esteira de inovação, a Amanco Wavin está estruturando no Brasil a área de UCR (Resiliência Climática Urbana, na sigla em inglês), com o intuito de oferecer soluções, em serviços e produtos, para minimizar os efeitos danosos das mudanças climáticas, como enchentes ou períodos longos de estiagem”, explica Costa. 

A nova área focará, a princípio, em produtos como o QuickStream e AquaCell, que, integrados, constituem um sistema altamente eficiente para infiltração e armazenagem de água de chuva, respectivamente, proporcionando o uso racional da água, ao evitar desperdícios e garantir a captação e o armazenamento adequado em tempos de estiagem ou de chuvas intensas. O Wavin Services, área de serviços em saneamento com foco em gestão de ativos e redução de perdas de água, ganhará destaque nas ações da empresa em 2023, relacionando-se diretamente com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Uma de suas duas frentes de atuação, o Wavin Water Network Management Services (WWNM) passará a oferecer neste ano o serviço de gestão de qualidade de água, que analisará itens como transparência, PH, potabilidade e presença de elementos químicos, metais pesados, algas etc. “Esse serviço se soma ao outro pilar do WWNM, que é o de evitar perda. Portanto, vamos ajudar a cuidar da água de maneira preventiva, aumentando a disponibilidade de água potável de qualidade para a população de forma a reduzir escassez em regiões com intermitência”, revela o executivo. 

Na área de Métodos Não Destrutivos (MND), com as três tecnologias de reabilitação das redes (Compact Pipe, Cured in Place Pipe CIPP e Spiral Wound SPR), A Amanco Wavon espera contribuir diretamente para minimizar efeitos das mudanças climáticas ao recuperar tubulações de galerias de água de chuva evitando inundações, e com sistema de drenagem urbana funcionando adequadamente. “Nossa participação em projetos de saneamento, seja por meio de produtos, seja por meio de serviços, nos permite aproximar da sociedade em geral e colaborar para o país alcançar as metas do Marco Regulatório do Saneamento. Com isso também atendemos a outro pilar do propósito da Wavin, que é melhorar a distribuição de água potável, para tornar o saneamento acessível a todos”, completa Sergio Costa. Nesse contexto, o executivo destaca a linha de tubos Amanco Biax, solução exclusiva da marca no Brasil para condução de água potável fabricada com PVC biorientado, que oferece maior resistência e baixo impacto ambiental, com menor uso de matéria-prima. Os investimentos permitirão um aumento de 32% na capacidade produtiva dos tubos da linha Biax a partir de 2024. 

Na construção, a Amanco Wavin tem oferecido suas soluções para edifícios modernos de grande altura. Linhas como a PVC Esgoto Silentium, Amanco Wavin Fire CPVC Blazemaster® e de tubos flexíveis para instalações de água quente estão presentes na construção de empreendimentos desse tipo, como o One Tower, edifício residencial mais alto da América Latina, localizado em Balneário Camboriú (SC). 

Internamente, a Amanco Wavin ampliou as ações sustentáveis, como a adoção de iniciativas consistentes para a redução do consumo de energia, como a utilização de lâmpadas LED e compra de energia limpa, eliminando o emprego de combustível zero; reúso de 90% da água utilizada na operação industrial, que também é aproveitada na rega de jardins e na limpeza; além da política de aterro zero.Além disso, ações de educação ambiental direcionadas para o tema da água, construção de banheiros e moradias para a população de baixa renda e para preservação de mananciais e estímulo à inovação de jovens estudantes são desenvolvidas. “Além de contribuir com a sociedade, estimulamos os nossos colaboradores a participarem dessas atividades”, comenta Sergio Costa. “Nós da Amanco Wavin estamos comprometidos em proporcionar um ambiente mais saudável, equilibrado e inclusivo aos nossos colaboradores. Temos projetos nessa área como uma cartilha falando sobre diversidade e eventos relacionados à consciência negra, refugiados, LGBTQIA+ e liderança feminina, além de vagas afirmativas”, completa o presidente da Amanco Wavin no Brasil.