Startup desenvolve projeto para combustível limpo

04/08/2021
O sistema usa pirólise de óleo para converter resíduos de plástico em combustíveis limpos.

A startup britânica Clean Planet Energy desenvolve um projeto para recolher resíduos plásticos de cursos d’água para transformá-los em combustível para navios. O projeto tem apoio da ONG Riverrecycle, que atua no recolhimento de resíduos ribeirinhos para abastecer a cadeia de valor. A Riverrecycle tem escritórios em sete países, incluindo Indonésia e Filipinas, onde o projeto terá início. 

O projeto recebeu financiamento da Fundação ICTSI para começar a remoção de lixo plástico do rio Pasig, em Manila, nas Filipinas, onde o trabalho já está em andamento. A Clean Planet Energy complementará seus esforços com a construção de uma usina de plástico para combustível na mesma cidade. 

O sistema da Clean Planet usa pirólise patenteada e tecnologia de atualização de óleo para converter resíduos de plástico em combustíveis limpos. Os combustíveis produzidos podem ser usados como substituição direta em motores a combustível fóssil com uma estimada redução de emissões de CO2 em cerca de 75%. 

O projeto pretende utilizar até 60 toneladas de plástico picado por dia. Os processos de pirólise de plástico para combustível de bunker já foram testados anteriormente. Em 2016, a Recycling Technologies, sediada no Reino Unido, fez parceria com a Innovate UK e uma seguradora marítima internacional para testar um combustível à base de plástico chamado Plaxx em um motor marítimo a diesel.