SANTA CATARINA

Águas de Bombinhas reduz perdas de água

12/10/2020

Empresa do Grupo Aegea Saneamento, a Águas de Bombinhas conseguiu, com economia e otimização do trabalho, reduzir para 15% as perdas de água, índice muito inferior à média nacional, que é de 38% de acordo com os números divulgados pelo instituto Trata Brasil. A média de perdas de água no estado catarinense no momento da distribuição chega aos 35%. O coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, disse que o objetivo da empresa é continuar diminuindo constantemente os números. "A redução no índice de perda de água tratada é um objetivo da concessionária, tanto pela economia como pelo enfoque sustentável", explica. "A redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada", completa. 

Nos últimos meses, a concessionária concluiu a instalação de três novos macromedidores em pontos estratégicos de Bombinhas. A cidade é dividida em diferentes setores e estes equipamentos têm a função de medir o volume de água que é distribuído em cada setor. Desta forma, as equipes conseguem avaliar o quanto de água saiu da Estação de Tratamento de Água e fazer uma comparação com o volume que chega às residências. "Cada gota de água é importante. Vale reforçar que também temos instaladas em nosso sistema três válvulas redutoras de pressão (VRP). O objetivo destes dispositivos é de controlar a pressão da água na cidade, evitando possíveis rompimentos", comenta Maraísa Mendoça Oliveira, responsável pelo Centro de Controle Operacional (CCO). 

Além destas medidas, a Águas de Bombinhas realiza cerca de 150 reparos mensais em diferentes pontos do sistema de abastecimento. “São cavaletes, ramais de ligação e redes, que buscamos reparos que buscamos reduzir o prazo de 12h para justamente evitar maiores perdas”.