BASF

Óleo de palma e palmiste certificados

15/03/2021

A BASF assumiu compromisso de adquirir óleo de palma e palmiste apenas de fontes certificadas pela RSPO até 2020. No último ano, a companhia comprou 227.213 toneladas métricas de óleo de palma e palmiste, representando 100% de seu volume total certificado pela RSPO. Houve avanço também no desenvolvimento de cadeias de abastecimento transparentes, onde a BASF conseguiu rastrear quase 95% de sua pegada global de palma - totalizando 441.107 toneladas métricas - até às usinas de óleo.

A BASF publicou sua pegada de carbono de produtos (PCF) para o fornecimento de óleo de palma e palmiste certificados e na comparação com o fornecimento convencional a empresa evitou a emissão de mais de 300 mil toneladas métricas de CO2 em 2020. A produção de óleo de palmiste certificada pela RSPO demonstra um impacto aproximadamente 36% inferior no aquecimento global do que a produção não certificada. A PCF é calculada de acordo com os requisitos e as orientações para quantificação estabelecidos na norma ISO "14067:2018-08 - Gases de efeito estufa - Pegada de carbono de produtos".

A BASF está também com o foco na outra parte de seu compromisso de 2015 - estender o compromisso de fornecimento certificado aos intermediários significativos à base de óleo de palma e óleo de palmiste até 2025. O óleo de palmiste e seus derivados primários estão entre as principais matérias-primas renováveis da BASF. São usados principalmente na produção de ingredientes para cosméticos, detergentes e indústrias mais sustentáveis, bem como na nutrição humana. O progresso pode ser consultado em detalhes no website Palm-Dialog (https://www.basf.com/global/en/who-we-are/sustainability/we-source-responsibly/palm-dialog.html).