LIVROS

A “Terra é Azul” alerta sobre os oceanos

31/03/2020

A SESI-SP Editora lançou o livro ‘A Terra é Azul’, de autoria da oceanógrafa Sylvia A. Earle, eleita pela revista Time a primeira “Heroína do Planeta”. A obra é um misto de relato pessoal, ensaio científico e resumo histórico sobre as impossibilidades do ser humano continuar a ignorar o impacto da extração e da exploração marítimas em nosso planeta.

O ambientalista norte-americano Bill McKibbe encoraja os leitores a agir e a proteger os oceanos. “Todos nós vivemos perto do mar, mesmo quando estamos a milhares de quilômetros do litoral, portanto é nosso dever (e também um prazer) enfrentar esse grande desafio de nossos tempos”. 

Sylvia escreveu o livro após o episódio de derramamento de petróleo no golfo do México, em 2010, e apresenta argumentos de que é chegada a hora de uma mudança na relação entre os mares e ação do homem, ainda ignorada, diminuída e mascarada. A autora tem mais de 170 publicações, é palestrante em mais de 70 países e participa de diversos programas de rádio e televisão. Suas pesquisas concentram-se na ecologia e na conservação de ecossistemas marinhos, com destaque para algas marinhas e desenvolvimento de tecnologias para acessar e pesquisar o mar profundo. Já coordenou mais de 100 expedições e um total de mais de sete mil horas debaixo d’água.