POMAR URBANO

30 mil espécies às margens do rio Pinheiros

23/11/2020

A Reservas Votorantim assumiu o chamamento público para o novo Pomar Urbano, na margem oeste do Rio Pinheiros, na capital paulista. A empresa, que é gestora do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, fundada pela Nexa há oito anos, está executando, junto com diversos outros parceiros, o maior projeto de paisagismo urbano com espécies nativas da Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

O projeto Pomar começou em 1999, com o objetivo de recuperar a vegetação das margens do Rio Pinheiros e, desde seu início, visa resgatar a estética original do rio e criar uma aproximação com a comunidade do seu entorno. Nesta fase serão realizadas manutenções e o plantio de espécies em 13,5 km de extensão na margem oeste do Rio Pinheiros (sentido Interlagos), o que corresponde a aproximadamente oito hectares. Entre as espécies, 30 mil exemplares de Quaresmeiras, Manacás, Ipês, Araucárias, Cereja Brasileira, Palmito Jussara, Pitangueiras e Jabuticabeiras.

A proposta técnica levou em consideração o uso de plantas que favoreçam o retorno dos pássaros, propiciem conforto térmico e com combinação harmônica entre as espécies, possibilitando menor manutenção, poda e rega. A implantação do projeto conta com apoio de empresas como Banco BV, Votorantim S.A. e Parque Global.