CATADORES

ABIHPEC ajuda com auxílio financeiro

22/04/2020

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) por meio de seu programa "Dê a Mão para o Futuro" - Reciclagem, Trabalho e Renda (DAMF), em parceria com a ABIMAPI (Associação Brasileira de Biscoitos, Massas Alimentícias e Bolos Industrializados) elaborou um plano de auxílio financeiro para contribuir com cerca de cinco mil catadoras e catadores, distribuídas em 20 estados e o Distrito Federal, no valor R$ 600 por cooperado. O benefício será pago em duas parcelas, totalizando um aporte de R$ 3 milhões, considerando inicialmente os meses de abril e maio. 

“Em levantamento realizado pelo DAMF com as mais de 150 cooperativas parceiras, os números apontam que 98% estão com suas operações totalmente paralisadas por força de decretos ou recomendações sanitárias, ou ainda, com suas operações comprometidas devido à paralisação de coleta e a dificuldade ou impossibilidade de venda dos materiais, e 88% dessas não contam com qualquer espécie de suporte temporário por parte de governos locais e estaduais", afirma Rose Hernandes, coordenadora do DAMF e diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC. Os valores previstos do auxílio financeiro do programa serão calculados por cooperativa ou associação de catadoras e catadores participantes do programa e, em seguida, repassados a cada cooperado. O repasse conta com apoio de 15 instituições capacitadoras que fazem o acompanhamento técnico rotineiro destas cooperativas, mobilizando mais de 70 técnicos para tal operação. 

O repasse priorizará inicialmente cooperativas com operações fechadas ou sem possibilidade de venda dos materiais, seguido de cooperativas funcionando parcialmente e/ou com venda parcial de materiais, e, por fim, cooperativas parcialmente fechadas com venda normal de materiais. "O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos segue trabalhando fortemente, por meio de iniciativas que viabilizem auxílio para as cooperativas do DAMF, que são fundamentais para a ABIHPEC e seu programa de logística reversa", afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC. "Buscaremos colaborar ao máximo com nossos parceiros, além de seguir com ações que beneficiem esse grupo de trabalhadores que realiza um trabalho fundamental para o fomento da reciclagem em nosso país", finaliza.