ENERGIA

Abiogás quer maior parcela na matriz

23/10/2020

A Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) firmou parceria com a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle para aumentar o conhecimento técnico e trazer experiência internacional em sistemas de geração de energia após aprovação do marco do saneamento. A atual oferta de biogás representa 8,9% da matriz energética do Brasil (entre biogás e biomassa). Desde 2015, o número de plantas de biogás aumentou de 126 para 548 em 2019, de acordo com o CIBiogás.

Na Alemanha, país sede da GEMÜ, e em outras localidades do mundo, a empresa tem aplicações na área de biogás, com destaque para plantas de geração a partir de grama em que sua tecnologia, produtos e know-how permitem a transferência do gás sem vazamentos ou contaminações. Para isso, a companhia utiliza válvula borboleta, com possíveis usos para a válvula diafragma também, carro-chefe da GEMÜ.

Com investimentos constantes e a manutenção do direcionamento legal, espera-se que essa fonte proveniente de resíduos e totalmente renovável agregue em quantidade e qualidade à matriz energética brasileira de forma sustentável.