ÁGUA

ABRH promove Hackaton para premiar aplicativo

28/07/2015

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) recebe, até 31 de outubro, inscrições para o concurso que será iniciado na Campus Party de Recife, Pernambuco. No evento será promovido um Hackaton, maratona para programadores desenvolverem um aplicativo de celular que agilize o acesso à informação sobre pontos de vazamentos e falta de água em regiões, enchentes, riscos de dengue, alerta a autoridades públicas. “O objetivo do Hackaton é desenvolver um software que gere informações para minimizar o tempo de atendimento das autoridades públicas diante de informações mais precisas fornecidas pela sociedade”, explica Rodrigo Cordeiro, PCO Director da MCI Brasil. “A ideia é que o aplicativo seja georeferenciado, com total interface com as mídias sociais, fazendo com que o alerta possa também ser compartilhado, gerando mais informação em tempo real”, completa.

As inscrições podem ser feitas através do site http://campuse.ro/challenges/abrh-hackaton/. Não é permitida a participação de funcionários da MCI e da Campus Party, mas é permitida a participação de associados da ABRH, exceto pessoas físicas ou jurídicas que tenham relação comercial com a Associação. Os aplicativos a serem desenvolvidos para dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets) assim como aplicativos Web, baseados na Internet, utilizando a tecnologia de sua preferência, terão que atender quatro assuntos: Tema #1 Vazamento de água: Ao identificarem algum ponto de vazamento de água os usuários poderão alertar, através do aplicativo, para que ações sejam tomadas pelas concessionárias; Tema #2 Falta de água em prédios e casas: Caso estejam sem água em suas residências ou escritórios, os usuários do app devem poder alertar outros usuários e as concessionárias; Tema #3 Enchentes: Alerta às autoridades públicas e outros usuários do aplicativo de pontos alagados nas cidades brasileiras e Tema #4 Água parada, risco de dengue: Águas paradas elevam o risco de dengue e ao identificar água parada, o usuário pode alertar outros usuários pelo aplicativo e também acionar as autoridades públicas.

Na avaliação serão levados em conta critérios como: utilidade para a População (50%), inovação, criatividade e originalidade (30%) e usabilidade e Design (20%). A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 06 de novembro de 2015, através do website da Campus Party e do Campuse.ro e a entrega da premiação será durante a realização do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento que acontece em Brasília-DF, de 22 e 27 de novembro de 2015.