PPP

Aegea amplia atuação no ES

09/11/2020

A Aegea Saneamento venceu a concorrência internacional nº 001/2020 promovida pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A licitação tem como objetivo a concessão administrativa para a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário, melhorias, manutenção e operação dos sistemas para cidade de Cariacica, município da Região metropolitana de Vitória (ES). 

O contrato prevê também o tratamento de esgoto proveniente de bairros do município de Viana, beneficiando mais de 400 mil moradores. Os investimentos previstos são de R$ 580 milhões para o período de concessão de 30 anos. 

A meta da Parceria Público-Privada (PPP) é universalizar o serviço de esgotamento sanitário nos dez primeiros anos. Atualmente, o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto é de 45%. A Cesan continuará responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na região. “Esta nova concessão reforça o compromisso da Aegea em promover vidas mais dignas e saudáveis, diminuindo o déficit do saneamento no Brasil que afeta milhões de brasileiros que não recebem acesso à coleta e tratamento de esgoto. As cidades de Serra e Vila Velha, também no Espírito Santo, estão em nosso escopo de atendimento com grandes resultados conquistados. Proporcionar o saneamento adequado para mais um importante município do estado, com a Cesan que já é nossa parceira, é um motivo de orgulho para companhia,” afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

Com essa nova conquista, a Aegea Saneamento passa a operar em 58 cidades, distribuídas em 12 estados, e a atender mais de 9,3 milhões de pessoas. “A empresa acredita e confia no modelo de parceria público-privada, com base em concessões bem sucedidas já existentes. A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado a nossa eficiência operacional e investimentos será fundamental para contribuir para universalização do saneamento nesta região”, completa Casseb.

A Aegea acredita que, com o novo marco regulatório do saneamento, iniciativas como esta serão potencializadas, gerando novas oportunidades de investimentos em um ambiente ainda mais seguro. O leilão foi realizado na B3, em São Paulo, e contou com a participação de outras seis empresas. A Aegea ofereceu um desconto de 38,12%, com uma tarifa de R$ 0,99 por m³ de esgoto faturado.