SANEAMENTO

Aegea assina PPP com a Cesan

11/01/2021

A Aegea Saneamento assinou contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), resultado da vitória da companhia em leilão promovido em outubro de 2020 para realização de obras de melhoria de infraestrutura em esgotamento sanitário, manutenção e operação dos sistemas para cidade de Cariacica, abrangendo ainda o tratamento de esgoto proveniente de bairros do município de Viana, também no estado capixaba. 

A projeção de investimentos é de R$ 580 milhões nos próximos 30 anos de concessão, que beneficiarão mais de 400 mil pessoas. Entre as melhorias operacionais estão a construção e expansão da rede e novas estações de tratamento. A Aegea irá operar na região por meio da concessionária Ambiental Cariacica. “O início das atividades em mais uma cidade no Espírito Santo reforça o compromisso da Aegea em promover vidas mais dignas e saudáveis, diminuindo o déficit do saneamento no Brasil, que afeta milhões de brasileiros. Proporcionar o saneamento adequado para mais um importante município do estado, com a Cesan que já é nossa parceira, é um motivo de orgulho para companhia,” afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

A PPP tem como objetivo universalizar o sistema de esgoto até o décimo ano de concessão. O índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto atual é de 45%. A Cesan continuará responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na região. “Nossa atuação em Cariacica já começa com impactos positivos, como a geração de empregos e renda durante as obras. Estes resultados iniciais demonstram a importância desta parceria em diferentes setores,” explica Justino Brunelli, diretor-presidente das unidades Aegea no Espírito Santo.