Aegea assume esgotamento sanitário no Crato

14/02/2022
A Aegea prevê investir $ 250 milhões durante os 35 anos de contrato e beneficiar 133 mil pessoas.

A Aegea Saneamento venceu a disputa da Concorrência Pública 2021.11.03.2, promovida pela Prefeitura do Crato (CE), e assumirá os serviços de esgotamento sanitário no município cearense. A Aegea prevê investir $ 250 milhões durante os 35 anos de contrato e beneficiar 133 mil pessoas. A sessão pública aconteceu no dia 11 de fevereiro, na B3, em São Paulo, e a companhia foi a única participante da licitação. A Aegea ofereceu um desconto de 1,29% no quadro tarifário.

A nova unidade de negócio contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas. A companhia tem como meta alcançar 90% da população com o esgoto tratado, realidade que ainda é presente somente para 32,8% do município. “Iniciar 2022 com esta conquista confirma a liderança da companhia no setor. Estamos continuamente reforçando nossa estrutura para levar a qualidade da prestação dos nossos serviços para outras regiões e diminuir o déficit do saneamento. Estamos presentes em cidades da região Norte e Nordeste como Manaus (AM) e Teresina (PI), com resultados operacionais expressivos em pouco tempo, reflexo de um modelo operacional eficiente. Este novo desafio reforça nosso compromisso em promover vidas mais dignas e saudáveis, principalmente para população mais vulnerável, em aderência ao nosso modelo de negócio”, disse Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento. 

Entre as obras de melhoria do saneamento do Crato estão a instalação de cerca de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede coletora existente, implantação de 22 estações elevatórias, além da implantação de quatro estações de tratamento de esgotos e implantação de 1.320 metros de emissários. A Aegea vai também instalar hidrômetros, com sua troca a cada sete anos. Com a nova cidade em seu escopo de atendimento, a Aegea Saneamento passará a operar em 154 cidades, distribuídas em 13 estados “A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e no cumprimento de metas, será fundamental para contribuir para a universalização do saneamento nestas regiões”, completa Casseb.