ABASTECIMENTO

Aegea universaliza serviço em Teresina

12/10/2020

Após três anos de operação, a Aegea Saneamento conseguiu universalizar o serviço de abastecimento de água em Teresina (PI) por meio de sua concessão Águas de Teresina. A companhia cumpriu a primeira meta do contrato de subconcessão. Esta universalização beneficiou mais de 800 mil pessoas de imóveis localizados na área urbana regular da cidade com acesso ao serviço de distribuição de água tratada. “Esta conquista traz um ganho preventivo à saúde muito significativo, uma vez que, ao garantir água tratada à população, proporcionamos vidas mais dignas e saudáveis, reforçando também a prevenção de doenças. Neste momento de pandemia, nosso papel de prestador de serviços de saneamento básico no País se torna ainda mais necessário e urgente”, afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

A concessionária Águas de Teresina realizou obras importantes para a capital piauiense, como a ampliação da capacidade de produção e distribuição, tornando o sistema mais moderno e garantindo eficiência operacional. As expansões ocorreram nas Estações de Tratamento de Água, ETA Norte e ETA Sul, sendo esta última responsável por 80% da água produzida para toda a cidade. Além disso, a concessionária instalou 16,5 km de novas adutoras, além de ativação e perfuração de 12 novos poços tubulares profundos que possibilitam a ampliação da distribuição de água à população.

Com o objetivo de identificar inconformidades e antecipar soluções, a companhia investiu na automação do sistema de saneamento, resultando em 151 unidades/ativos que receberam automação e telemetria na cidade, entre: poços; Estações Elevatórias de Água Tratada; Estações Elevatórias de Esgoto; reservatórios; unidades de bombeamento de água, entre outros. Com a automação nas unidades operacionais e ativos, a Águas de Teresina é capaz de monitorar em tempo real os sistemas de água e esgoto por meio do Centro de Controle e Operações (CCO), e detectar variação de pressão na rede, vazamentos e desabastecimento.

A concessionária acelerou para expandir e regularizar a rede de água em regiões carentes de Teresina. O objetivo é modificar a atual realidade de 32,5 mil moradores de ocupações consolidadas, que não eram contemplados com este serviço. “Encaramos a questão do abastecimento com muita prioridade logo na nossa entrada e hoje podemos falar com convicção que problemas crônicos foram sanados e temos, por exemplo, um período como o B-R-O Bró (meses de setembro a dezembro) mais tranquilo, sem ocorrências de desabastecimento, mesmo com a alta temperatura. Garantir acesso à água tratada é mais do que um compromisso enquanto uma prestadora de serviço, mas a garantia de que estamos levando saúde e qualidade de vida à população”, destaca o diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.

A Águas de Teresina desenvolve também ações para reduzir os índices de perda de água na capital do Piauí. Com o modelo operacional adotado pelas concessionárias da Aegea, em Teresina já foi possível uma redução de quase 31% nas perdas de água, desde que a Águas de Teresina iniciou a operação na cidade.