AES Brasil e Unipar inauguram Complexo Tucano na Bahia

07/10/2023
O complexo é o primeiro parque eólico a ser operado e ter manutenção local por uma equipe 100% feminina

A AES Brasil e a Unipar inauguraram, dia 3 de outubro, o Complexo Eólico Tucano, localizado nos municípios baianos de Tucano, Biritinga e Araci (área de influência direta do empreendimento). O complexo é o primeiro parque eólico a ser operado e ter manutenção local por uma equipe 100% feminina. Parte das colaboradoras que trabalharão no Complexo foram capacitadas por uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Senai BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia). O curso de Capacitação em Especialização Técnica em Operação e Manutenção de Parques Eólicos foi oferecido gratuitamente e apenas para formação feminina no setor energético. Ao todo, 28 alunas foram formadas em 2022.
 
O Complexo Tucano recebeu investimento de R$ 1,5 bilhão e possui 52 aerogeradores, correspondentes a 322 MW de capacidade instalada de energia renovável adicionados à matriz elétrica brasileira. O projeto integra o portfólio de 23 ativos da AES Brasil em sete estados brasileiros, nas fontes eólica, solar e hídrica. É o primeiro empreendimento de geração eólica construído pela AES no Brasil. A empresa já opera na Bahia o Complexo Eólico Alto Sertão II desde 2017. 

Com portfólio que soma 5,2 GW de capacidade instalada proveniente de fontes 100% renováveis – incluindo os empreendimentos em construção –, a AES Brasil segue a estratégia de crescimento baseada em diversificação de fontes e gestão ativa de portfólio. “O Complexo Eólico Tucano é um projeto importante por inúmeras razões. Além de contribuir para a transição energética e ser pioneiro no Brasil, com um time de Operação & Manutenção composto apenas por mulheres, é o primeiro projeto eólico construído pela AES Brasil no país e, com isso, materializa nossa estratégia de crescimento com nossas credenciais para execuções desse tipo”, destaca Rogério Jorge, CEO da AES Brasil e porta-voz do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Unipar e AES Brasil tem uma joint venture firmada para geração de 155 MW de energia renovável, o que irá garantir à Unipar energia limpa por um período de 20 anos, com fornecimento de 2023 até 2043. Com a parceria, a Unipar pretende obter 100% de toda a demanda de energia elétrica das operações no Brasil de origem limpa até 2025, das quais 80% por meio de contratos de autoprodução, como este na Bahia. “A Unipar tem como propósito ser confiável em todas as relações e traçou metas ambiciosas de sustentabilidade a médio e longo prazos para contribuir com esse objetivo. A transição para uma matriz energética renovável não apenas faz parte do compromisso assumido pela companhia, gerando redução de emissão de CO2 dentre outros pontos, como ainda contribuirá para nossa competitividade no setor, uma vez que a energia elétrica representa aproximadamente 50% dos custos da produção de cloro/soda”, afirma Maurício Russomanno, CEO da Unipar. O Complexo Eólico Tucano contribuirá também com as metas de sustentabilidade de parceiros comerciais que receberão a energia gerada pelo projeto, como a Unipar.

A AES Brasil preocupa-se com a qualidade de vida das comunidades onde atua e desenvolveu diversos projetos socioambientais que transformam positivamente os territórios e a vida das pessoas. O primeiro é o Programa AES Brasil Gera+, iniciativa que reúne todos os projetos sociais, com base em quatro pilares : inclusão produtiva e empreendedorismo; segurança hídrica; educação; e proteção de direitos. 

Na região do Complexo Eólico Tucano foram desenvolvidas importantes ações com destaque para o Projeto de Inclusão Produtiva e Acesso à Água na comunidade Canto Rico do Quererá, em Tucano. A empresa começou a construção de um reservatório de água e sistema de irrigação, além de assessoria técnica rural para fomentar a produção agrícola e a geração de renda aos moradores da região. Outro projeto é o Cantos de Leitura e Leitura no Campo para incentivar a educação, a criatividade, a ludicidade e o desenvolvimento infantil. Os projetos atendem quatro escolas públicas de Tucano, Araci e Biritinga, que passaram a contar com salas de leitura que ganharam nova decoração, com mobiliários novos e doação de um acervo de 1,2 mil livros para cada espaço, incluindo a formação de professores para mediação de leitura, tendo beneficiado mais de mil crianças atendidas.

Já a iniciativa Reforma em Creche transformou uma escola de educação infantil do município de Tucano. A instituição ganhou espaços de refeição, brinquedoteca e playground mais alegres, coloridos e com mobiliários próprios para as 205 crianças. A melhoria contou com aportes específicos da AES Brasil e da parceira Unipar. O último projeto desenvolvido é o Sementinhas do Esporte, iniciativa apara fomentar o esporte como ferramenta de apoio educacional, implementado em um núcleo de iniciação esportiva de futsal com foco no desenvolvimento integral de alunos do município, beneficiando 133 crianças de 6 a 12 anos. A participação está condicionada à frequência escolar. A iniciativa é realizada pela organização não-governamental Instituto Mais Ação e conta com o patrocínio da AES Brasil e da Unipar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Na frente de Iniciativas Ambientais, a AES Brasil desenvolve, por meio do Programa de Educação Ambiental, junto às comunidades programas de capacitação sobre conservação do meio ambiente, em Tucano. A AES Brasil iniciou também atividades de conscientização sobre o bioma local e a importância da preservação da flora e fauna, por meio de visitas a uma trilha ecológica localizada no Complexo Eólico. Além disso, foram distribuídos materiais de sensibilização sobre os prejuízos da caça predatória na região.