ENERGIA

AES Brasil vai fornecer à Ferbasa

22/01/2021

A AES Brasil assinou um memorando de entendimento com a Ferbasa para fornecimento de 80 MW médios de energia, por meio de um contrato de 20 anos, com início em 2024. A Ferbasa irá adquirir energia de fonte 100% renovável, com entrega no submercado Nordeste e perfil flat, ou seja, todo mês será entregue a mesma quantidade de energia. 

O parque que atenderá às necessidades da companhia será construído dentro do Complexo Eólico Cajuína (RN). O projeto está previsto para começar ainda em 2021 e tem capacidade eólica instalada de 165MW, o que equivale a 92MW médios de energia assegurada. “Este tipo de acordo firmado com a Ferbasa contribui para o aumento da previsibilidade dos nossos resultados e, também, colabora para que diversifiquemos cada vez mais o portfólio da empresa com fontes complementares à hídrica”, afirma Clarissa Sadock, da AES Brasil, que assumirá a presidência em 15 de janeiro. 

Segundo o CEO da Ferbasa, Marcio Barros, “essa é uma das iniciativas adotadas em linha com o Planejamento Estratégico da Companhia, no intuito de garantir o suprimento de energia a médio e longo prazo”. Paralelamente, a Ferbasa reduz o custo do insumo e abre perspectivas para a possibilidade de otimizar a produção, ainda que o volume a ser negociado não represente um aumento da capacidade produtiva. “É importante também destacar que esse passo, em conjunto com diversas outras ações, ratifica o nosso esforço em assegurar a competitividade e sustentabilidade da Ferbasa”, afirma.