02/05/2019 RECICLAGEM

Alunos da Fatec desenvolvem app

Alunos da Fatec de Pindamonhangaba desenvolveram ferramenta que auxilia na coleta e destinação de resíduos para reciclagem. O app Você Recicla, desenvolvido em parceria com estudantes de outras três universidades, já está em atividade no município, com a perspectiva de expansão para outras cidades do Vale do Paraíba no segundo semestre. 
 
A ideia inicial foi do ex-aluno do curso superior tecnológico de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Rodrigo Rocha. O objetivo era criar um processo de certificação de sucata para que as cooperativas de reciclagem tivessem maior valor agregado de seus materiais. Porém, o projeto não ganhou força. “Depois que nossa primeira iniciativa não deu certo, identificamos demandas para propor modelos de negócio sintonizados com a sociedade. Assim nasceu o Você Recicla, que atende a essa demanda e oferece uma alternativa para o destino de resíduos no município”, explica o aluno do curso superior tecnológico de Tecnologia de Gestão de Negócios e Inovação (GNI) da Fatec e um dos sócios do empreendimento, Abner Augusto Barbosa.
 
O projeto foi desenvolvido na Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito organizado pela Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza – Inova CPS. A proposta dessa iniciativa é ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar suas ideias inovadoras em startups. O Você Recicla tem entre objetivos gerar oportunidades para catadores de materiais recicláveis e a redução do volume de resíduos destinados ao aterro sanitário diariamente. 
 
O programa está disponível para baixar em smartphones e assim entrar em contato com o coletor. A partir daí, a ferramenta irá informar ao usuário o tipo de coleta (orgânica ou seletiva) e horário em que o veículo passará pelo endereço informado, em tempo real. Entre os materiais que podem ser recolhidos , estão Papel em geral; Plástico em Geral; Metal em geral; Vidro em geral; Óleo Vegetal e Eletroeletrônico, das 7h30 às 20h30.

Veja também

10/02/2020
RESÍDUOS | Ternium vende agregados siderúrgicos
15/01/2020
IMPACTO AMBIENTAL | Reaproveitamento de resíduos do coco
16/12/2019
BAÍA DE GUANABARA | Estação de reciclagem química
16/12/2019
RECICLAGEM | Projeto ajuda catadores em Olinda
04/12/2019
RESÍDUOS | Green Mining coleta 500 t em um ano
04/11/2019
LOGÍSTICA REVERSA | MMA firma acordo para eletroeletrônicos
24/10/2019
SEMINÁRIO | Abiquim debate economia circular
24/10/2019
ECONOMIA CIRCULAR | Microfibra de PP de copos descartáveis