COVID-19

Amazonas ganha 1.000 lavatórios

08/03/2021

A organização Visão Mundial irá instalar 1.000 lavatórios de mãos em 46 territórios (bairros, comunidades e localidades rurais e urbanas) do Amazonas em março de 2021. A ação abrange 25 municípios e do total de lavatórios, 350 vão atender à capital Manaus, oferecendo condições de higienização e prevenção contra o novo coronavírus. A estimativa é de que os lavatórios beneficiem no mínimo 50 mil pessoas por estarem alocados em espaços de atendimento ao público, como pequenos comércios, escolas, abrigos e instituições de cuidado social. 

A ação faz parte do projeto Resposta à COVID-19 no Brasil, financiado pelo Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que está em andamento desde o segundo semestre de 2020. Até o momento o Resposta à COVID-19 beneficiou cerca de 4.200 famílias em situação de maior vulnerabilidade, além de pequenos comércios locais, com a distribuição de kits de prevenção, palestras de orientação e totens de álcool em gel. Inicialmente, as atividades foram concentradas nos municípios de Manaus, Manacapuru e Novo Airão. Com a distribuição dos lavatórios, o projeto avança para outros 22 municípios, chegando ao total de 46 territórios em 25 municípios do Amazonas.

Cada lavatório portátil vem com sabonete bactericida para ajudar na assepsia das mãos, e tem um reservatório de água com capacidade de 20 litros (aproximadamente 150 lavagens de mãos), podendo ser reabastecido facilmente.