ANDRITZ reduziu consumo de água e energia

20/07/2022
Além da redução da pegada ecológica, a empresa comprometeu-se com o meio ambiente com o desenvolvimento de alguns equipamentos.

Com o objetivo de reduzir a Pegada Ecológica, definida pela organização de pesquisa Global Footprint Network (GFN) como a contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais, a ANDRITZ faz acompanhamento dos índices ambientais de consumo, além de assumir nova estratégia de gestão de resíduos sólidos. A meta inicial era construir uma base rica de informações e, a partir disso, traçar estratégias para maximizar resultados. 

Entre os recursos que passaram por redução, os últimos levantamentos feitos antes da pandemia COVID-19 em comparação a este ano, apontam queda no consumo da água, de uma média de 2.086 m³ de janeiro a maio de 2019, para 1.360 m³ no mesmo período de 2022. Em relação ao consumo de energia elétrica, ele caiu de 201.236 KWh em 2019, para 174.944 KWh neste ano, uma redução de 13% no consumo. Em 2021 a Pegada Ecológica total do mundo aumentou 6,6% em relação ao ano anterior. A diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 1970 e só mostra a necessidade de ações de empresas e da sociedade em geral para lidar com esse problema. 

Responsável pelo setor de qualidade da ANDRITZ, Catia Defreyn, explica que, em 2020, a empresa começou um trabalho de melhoria nos controles ambientais para identificar oportunidades. Naquele mesmo ano, a ANDRITZ fez um trabalho de homologação dos destinadores dos resíduos para garantir a reciclagem ou tratamento adequado. Entre as iniciativas, a criação de um ecoponto anexo à portaria para que os funcionários pudessem levar seus resíduos, que não devem ser descartados com o lixo comum, entre eles lâmpadas, pilhas e baterias, material de escrita, esponjas e lixo eletrônico. Em 2021, Cátia conta que a ANDRITZ implementou o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), um instrumento de planejamento das ações necessárias com o objetivo de recuperar a vegetação nativa. O trabalho prossegue com manutenção até 2023. Neste ano, metas ambientais foram incorporadas às metas estratégicas da empresa. Além disso, a ANDRITZ tem realizado coleta de água da chuva para uso nos sanitários e está conseguindo suprir 100% da demanda. 

Além da redução da pegada ecológica, a ANDRITZ comprometeu-se com o meio ambiente com o desenvolvimento de alguns equipamentos. Por exemplo, o desaguador de lodo C-Press 4010 possui tecnologia que permite otimizar e reduzir o consumo de água em até 50% e um baixo consumo de energia em comparação com outras tecnologias de desaguamento. Já os filtros prensa permitem a realização de manejo sustentável dos rejeitos de mineração e beneficiamento de minério, não sendo necessária a utilização de barragens.

Tags