Apoio a projetos na Serra da Mantiqueira

04/08/2021
A região é uma das maiores provinciais de água mineral do planeta, com aproximadamente 500 km de extensão.

A Fundação Toyota e a empresa de logística JSL firmaram parceria para apoiar o projeto Águas da Mantiqueira para restaurar área de floresta no município de Sapucaí Mirim (MG), na Serra da Mantiqueira. A região é uma das maiores provinciais de água mineral do planeta, com aproximadamente 500 km de extensão e passa por municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Os princípios de sustentabilidade ESG estão no centro da estratégia da JSL há bastante tempo e essa é uma oportunidade importante, não de apenas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como para preservar e proteger os ecossistemas relacionados à bacia hidrográfica, fundamentais para as gerações futuras”, analisa Ramon Alcaraz, CEO da JSL. 

A iniciativa soma-se a outras ações que visam reduzir os impactos das emissões de CO, fruto da utilização do diesel no transporte para as fábricas da Toyota, instituidora da Fundação Toyota. A logística comumente chamada de milk run, é um serviço realizado pela JSL em busca da melhor otimização e economia dos processos.

O projeto de neutralizar parte das emissões começou a ser desenvolvido em novembro de 2020, com o cálculo detalhado da quantidade de CO2 equivalente geradas nessa rota, incluindo os caminhões terceiros que realizam o trajeto. Com base nesses números, as empresas avaliaram, entre as alternativas de neutralização, a que traria o melhor impacto para a sociedade. Com isso, será possível neutralizar 5% das emissões por meio do projeto Águas da Mantiqueira. 

O projeto de restauração ecológica contribuirá para o desenvolvimento de cerca de 2.500 espécies de plantas nativas e permitirá a absorção de até 200 toneladas de CO, além de auxiliar na recuperação de bacias hidrográficas e na conservação da fauna. “O projeto nos mostra que as áreas naturais são a embalagem perfeita para água, movimentam a economia, o turismo e garantem a saúde de todos os seres. A neutralização de carbono por meio de restaurações ecológicas é a maneira mais eficiente de garantirmos maior qualidade de vida para todos os habitantes da terra.” explica Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

O Projeto Águas da Mantiqueira começou em 2017 e é uma ação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. Trinta pesquisadores atuam em áreas remanescentes da Mata Atlântica, distribuídos em dez bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) e 51 bacias na cidade mineira de Sapucaí-Mirim. O projeto será ampliado em 2021 para as bacias hidrográficas de Gonçalves (MG). O projeto Águas da Mantiqueira contribui direta e indiretamente com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Tags