POVOS INDÍGENAS

App contribui para mapeamento na Amazônia

08/09/2020

A COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) lançaram aplicativo gratuito ’Alerta Indígena COVID-19‘ para ajudar povos indígenas da Amazônia Legal durante o período da pandemia.

A partir de dados do Ministério da Saúde, o aplicativo mapeia e atualiza periodicamente a situação da pandemia em cidades num raio de 100 km ao redor de cada terra indígena da região. Esses dados ajudam a reduzir os riscos de contaminação entre as aldeias e as cidades, caso indígenas precisem se deslocar a uma sede de município próxima.

O app traz outras funcionalidades, como reunir os dados de casos confirmados e óbitos nos 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) da Amazônia brasileira, a partir de informações levantadas em boletins informativos e notas de falecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), informações de lideranças e organizações de rede da COIAB, e profissionais de saúde indígena, além de permitir que os indígenas de referência da COIAB façam o registro de novos casos de COVID-19 entre os povos indígenas nos nove estados da Amazônia. "O aplicativo será um novo instrumento para o monitoramento que a COIAB vem realizando desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil, em março de 2020. Esse levantamento de informações, além de orientar nossas estratégias e ações de combate à covid-19, tem revelado também a subnotificação dos órgãos públicos e como o novo vírus nos atinge de forma diferenciada e grave", explica Mário Nicácio Wapichana, vice-coordenador da COIAB.

Os povos indígenas são especialmente vulneráveis e têm uma taxa de incidência 249% maior do que a média nacional e de mortalidade 224% mais alta, em análise feita com casos registrados até 28 de agosto. Sistemas deficientes de cuidados específicos a essa população, um baixo grau de imunidade indígena a patógenos exógenos ao seu ambiente, e a invasão de terras indígenas por atores que podem levar o vírus para dentro dos territórios e comunidades são alguns motivos por trás de números tão alarmantes. "Além do uso pelos próprios indígenas, o aplicativo permite a identificação rápida das áreas críticas, para que ações mais eficientes e pontuais contra o avanço da covid-19 sejam tomadas por lideranças e organizações", afirma a pesquisadora do IPAM, Martha Fellows, que coordenou o desenvolvimento do aplicativo.

O app Alerta Indígena COVID-19 pode ser baixado gratuitamente em https://coiab.org.br/covid (versão Android).