LIXO

App devolve para a cadeia produtiva

27/05/2019
Criado em 2018, por iniciativa de OSucateiro.com, plataforma de gerenciamento de resíduos empresariais, o PACSCRAP – O APP do Lixo Zero permitiu que todo o lixo gerado durante o Mind7 Startup, em Caxias do Sul (RS), fosse devolvido à cadeia produtiva. No total foram produzidos 798,45 kg de resíduos em dois dias de evento, que promoveu o encontro entre startups, aceleradoras e fundos de investimento. A parceria inédita entre o aplicativo e o Mind7 permitiu reproduzir em pequena escala o potencial da ferramenta para gerenciamento do lixo das cidades.
 
As estações de coletas de resíduos e um grande ponto de reciclagem para separação de materiais reuniu 307,2 kg de recicláveis (papeis, plásticos, metais e vidros), volume que renderá às cooperativas uma receita média de R$ 242,00. Além disso, ao reaproveitar as matérias-primas, a indústria evita a extração desnecessária de recursos naturais.
 
Em relação ao lixo orgânico, o reaproveitamento de 90 kg por empresas de compostagem dará origem a 30 kg de fertilizantes de alta performance. Outros rejeitos não-recicláveis, que somaram 401,25 kg, foram destinados à produção de 73 m² de telhas e compensados para a construção civil. A venda desses produtos gerará R$ 328,00 em média de impostos municipais, estaduais e federais. “Nessa experiência, deixamos de emitir gases poluentes na atmosfera e contribuímos para a economia de gastos públicos com gerenciamento de resíduos. O lixo, que era um problema, transformamos em novos negócios, beneficiando toda a cadeia produtiva”, comenta Rafael Valentini, CEO do OSucateiro.com, startup criadora da plataforma. A perspectiva do app é gerar até 60% de economia ao poder público na gestão de resíduos sólidos, sem gastos para governo e população.