RESERVA AMBIENTAL

Arquipélago de Alcatrazes vira UC

10/08/2016

O Presidente interino, Michel Temer, assinou decreto que cria o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes. Localizada em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, a mais nova Unidade de Conservação (UC) “significa um grande avanço, principalmente num bioma que é pouco lembrado, que é o bioma marinho”, disse o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

O ministro disse ainda que a decisão é um passo importante de que o Governo está inteiramente em consonância com as preocupações globais a respeito do mar. “O Santuário preservará ambientes naturais únicos e de notável beleza cênica nas águas brasileiras, além de proteger os animais que usam a área para alimentação, reprodução e abrigo”, afirmou o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro de Oliveira.

O arquipélago serve de baliza à navegação na costa brasileira desde o descobrimento do Brasil e está situado em alto mar. Até dois anos atrás, a ilha principal de Alcatrazes, que se eleva a quase 300 metros acima do nível do mar, deixou de ser alvo de tiro de aferimento de canhões de navios da Marinha. Com Alcatrazes, sobe para 326 o número de UCs geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no País. Com 67,3 mil hectares, o Refúgio busca proteger os ambientes naturais únicos criados pela associação de características geológicas, geomorfológicas e correntes marinhas; preservar a diversidade biológica, incluindo as espécies insulares, endêmicas, ameaçadas ou migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo; garantir os bens e serviços ambientais prestados pelos ecossistemas marinhos; e conciliar os interesses de conservação da natureza com os de soberania nacional, já que se trata de área estratégica para a Marinha Brasileira.

O local é área de ocorrência de espécies ameaçadas e endêmicas, como Elecatinus figaro (peixe), Scinax alcatraz (anfíbio) e Bothrops alcatraz (réptil), constantes do Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente, e invertebrados marinhos raros e em risco de desaparecer.